Notícias

PLANTIO DIRETO - É tema de treinamento para produtores da Copagril

Compartilhar

“Produtores conhecem mais sobre a forma correta de se fazer o plantio direto e quais as principais vantagens da utilização desse sistema”.

 

 

 

 

De 22 a 24 de agosto produtores associados a Copagril da região de Iguiporã, distrito de Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste, estiveram participando do treinamento sobre Plantio Direto organizado pela Copagril através do Programa Parceiros na Qualidade, em parceria com o Senar.

O treinamento teve como principal objetivo esclarecer as duvidas dos produtores sobre em que consiste esta forma de plantio e quais seus benefícios.

O sistema de plantio direto na palha, o SPD, compreende um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais (água, solo e clima) para explorar da melhor forma possível o potencial genético de produção das culturas. A principal característica deste sistema é a manutenção da cobertura do solo com restos vegetais, o que evita o impacto direto das chuvas, as elevadas variações de temperatura e as altas taxas de evaporação da água do solo.

Considera-se que para o sucesso do sistema é fundamental, a rotação de culturas, o manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras.

O controle da erosão, aumento da água armazenada no solo, redução da oscilação da temperatura do solo, aumento da atividade biológica, aumento dos teores da matéria orgânica e melhoria da estrutura do solo são algumas vantagens agronômicas que o sistema de plantio oferece ao solo.

 

PLANTIO

 

Para iniciar o plantio direto na propriedade, o produtor deve realizar um levantamento da fertilidade do solo e a necessidade de correção por meio da calagem, feito através de análise de solo seguido por uso adequado de equipamentos, manejo correto de plantas infestante e um planejamento de culturas adequadas para a rotação e cobertura do solo.

A adoção do SPD possibilita uma agricultura mais sustentável, com menor impacto sobre o ambiente e melhores rendimentos de produção. O desenvolvimento desse sistema só se torna possível, através de um trabalho conjugado de agricultores, pesquisadores, fabricantes de semeadoras e técnicos interessados em reverter o processo acelerado de degradação do solo e da água.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens