Notícias

Jovemcoop: jovens cooperativistas discutem ações para disseminar o cooperativismo

Compartilhar

Cerca de 350 jovens, de 11 cooperativas paranaenses, estiveram reunidos em Cascavel, nos dias 19 e 20 de julho, para discutir ações de disseminação dos valores cooperativistas. Eles assistiram a palestras e participaram de oficinas, durante o 21º Jovemcoop. O evento foi promovido e organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), porém, os temas do encontro foram sugeridos pelos jovens líderes, em abril, no Encontro da Liderança Cooperativista (Elicoop Jovem), também realizado em Cascavel.

No primeiro dia, depois de assistir a palestra sobre o Ano Internacional das Cooperativas, com o consultor especializado em empreendedorismo e desenvolvimento organizacional, José da Paz Cury, os participantes apresentaram 11 projetos, com o objetivo de divulgar o cooperativismo e as práticas cooperativistas, com o tema “Você sabia?”. Cada grupo de jovens desenvolveu ações e apresentou os resultados no 21º Jovemcoop. Após apresentação, eles unificaram as ideias e adotaram uma ação em conjunto, escolhendo, também, um logotipo para o trabalho que será desenvolvido em todas as regiões onde há jovens cooperativistas.

No segundo dia do evento, Patrícia Santos e Marco Zanqueta (http://www.palestracommagica.com.br/palestrante-motivacional.php) foram os palestrantes. Ela falou sobre gestão de pessoas, com foco em liderança e comprometimento e ele abordou a juventude e o cooperativismo, em uma palestra cheia de truques de mágica.

Para o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o trabalho realizado com os jovens é o mesmo que plantar uma semente, para que os frutos colhidos no futuro sejam líderes preparados para assumir a liderança cooperativista. “Nós, do Sescoop/PR, estamos plantando uma semente, criando situações para preparar o jovem para ser um líder. Já temos casos de jovens que passaram por esses movimentos e que hoje são presidentes e membros de conselhos das cooperativas. Se não chegarem lá, pelo menos serão cooperados mais atuantes ou mesmo levarão para a sociedade o que aprenderam aqui”, destacou Leonardo.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens