Notícias

REUNIÃO DO MDA

Compartilhar

Entidades envolvidas no processo definem as diretrizes do programa

 

Aconteceu na tarde do dia 11 de outubro a reunião entre os participantes do MDA na região oeste, no centro administrativo da Copagril. Na ocasião, estiveram presentes as empresas compradoras de óleo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Seab, entidades de apoio além dos diretores e responsáveis do projeto na Copagril, única cooperativa no oeste do Paraná a atuar na linha.

“O objetivo da reunião foi apresentar o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Copagril, o PRODAFC, os projetos Pólos de produção de biodiesel, a formação do Pólo de biodiesel do oeste do Paraná e sua coordenação, a definição de regras e o público participante, as políticas públicas à agricultura familiar, além de lançar o Selo Combustível Social como incentivador do programa”, explicou o Articulador do Pólo de Biodiesel do sudoeste do Paraná, Valdemir José Gnoatto.

 

METAS

 

Segundo o consultor de pólos de biodiesel do centro sul do ministério do desenvolvimento agrário via secretaria da agricultura familiar, Roberto Gonçalves Terra, a reunião foi extremamente produtiva para os objetivos traçados. “Foi criada a regional para discutir o público que se beneficiará com o programa, as regras a serem seguidas, os grupos de análises, as empresas de biodiesel que entram no processo e os profissionais da Copagril que estarão representando aos agricultores familiares neste processo. Saímos daqui satisfeitos e cientes de que estamos trilhando no caminho certo”, enfatizou Terra.

 

MDA

 

O MDA participa da gestão do Programa Nacional de produção e uso do biodiesel, por meio do qual, além de estimular a produção do combustível, procura apoiar a participação da agricultura familiar na cadeia de produção, fortalecendo as organizações da sociedade, como cooperativas, sindicatos e entidades da agricultura familiar no Programa Nacional de Biodiesel, por meio de parcerias. Atua nas regiões de produção de oleaginosas a partir da articulação com organizações, na região Oeste do Paraná, principalmente com Copagril.

O objetivo é garantir o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas, às tecnologias, à capacitação, contribuindo para a geração de rendas. Instrumentos como crédito, zoneamento, assistência técnica, benefícios fiscais estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel. As Empresas que vendem o óleo para o Programa Nacional de Uso e Biodiesel, para terem benefícios do programa, precisam efetuar a aquisição de 30%, de cooperativas e agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Fonte: Comunicação Copagril Fotos: Daniel Meneghini

Galeria de imagens