Notícias

Assistência à bovinocultura de leite da Copagril no Paraná é exemplo para outros estados

Compartilhar

Com o objetivo de conhecer a Copagril, principalmente o modelo de assistência técnica empregada na bovinocultura do leite da área de atuação no Paraná e, com isso avaliar a viabilidade da implantação no Mato Grosso do Sul, mais especificamente no município de Itaquiraí, na segunda-feira (02/07), o delegado Federal, João Batista dos Santos e o engenheiro agrônomo Marco Antonio de Oliveira Georges, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Estado do Mato Grosso do Sul, fizeram uma visita à diretoria e equipe técnica pecuária da Copagril.

Durante a apresentação, o que chamou a atenção dos visitantes, foi a composição fundiária dos associados da Copagril, conforme quadro abaixo:

 

 

Para o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, na área de atuação da cooperativa, a Reforma Agrária já foi realizada. “O trabalho feito pela Copagril se resume em difusão de tecnologias de produção, comercialização e industrialização dos produtos agrícolas, para satisfazer as necessidades dos associados, gerando renda e riqueza para toda a comunidade e principalmente, para os pequenos produtores rurais”, destaca.

 

Atividade viável aos pequenos produtores

 

O modelo de produção leiteira da Copagril tem viabilizado a atividade economicamente nas pequenas propriedades rurais. Dados mostram que dos mais de 500 produtores de leite, 42 propriedades produzem mais de 500 litros leite/dia, tendo uma área média de 25,79 hectares. A produção destes é composta por 23 propriedades, que produzem de 501 a 700 litros/dia; 12 propriedades, que produzem de 701 a 1.000 litros/dia. E 7 propriedades, que são responsáveis pela produção de mais de 1.000 litros/dia. Isso mostra que em pequenas propriedades pode-se produzir uma quantidade significativa de leite por dia. Um exemplo é o produtor Danilo Duncke, proprietário de 11 hectares, que produz mais de 1.000 litros leite/dia.

 

No Mato Grosso do Sul

 

Nos municípios do estado do Mato Grosso do Sul onde a Copagril possui unidades de atendimento, que são: Itaquiraí, Mundo Novo e Eldorado, e também Iguatemi, Amambai, Tacuru e Sete Quedas, a atividade tem apresentado uma crescente.  A Copagril/Frimesa, em 2011, recebeu 48 milhões de litros de leite, sendo que destes, 30% produzidos pelos produtores daquele Estado. Atualmente, no Mato Grosso do Sul, 956 produtores de leite destinam seu produto à Copagril.

No entanto, a região tem grande potencial de desenvolvimento. Diante desse fato, os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário propuseram uma parceria com a Copagril, para a realização de um estudo mais aprofundado, a fim de viabilizar a implantação de um modelo de produção semelhante ao fomentado pela cooperativa no Paraná. A proposta inicial será a criação de um programa que contemplará cerca de 50 produtores, que servirão de modelo para realização de Dias de Campo, objetivando produção de leite com qualidade e com baixo custo. Também pretende-se viabilizar que os associados  recebam informações sobre os benefícios que o cooperativismo traz aos seus cooperados. Ao se tornarem sócios da Copagril, é certo que a força cooperativista os tornará mais fortes e competitivos na atividade em que atuam.

Texto: Comunicação Copagril Fotos: Arquivo Copagril

Galeria de imagens