Notícias

Cuidados pré-colheita e plantio safrinha

Compartilhar

Muitos agricultores já estão colocando as máquinas para trabalhar na colheita das lavouras de soja na área de atuação da Copagril. A época de plantio, as variedades precoces, as altas temperaturas e as chuvas irregulares são fatores que anteciparam a colheita, conforme explica o engenheiro agrônomo Edimar Oswald, da Copagril. Segundo ele, o pico da colheita na região deve ocorrer na próxima semana.

 

Pré-colheita

Algumas práticas requerem cuidado no final do ciclo da cultura da soja, e este é o caso da dessecação. É conveniente que ela não seja encarada como uma prática de rotina e seja realizada somente se houver necessidade.

Se o agricultor optar pela dessecação, deve observar o momento certo da aplicação. “A fase ideal é quando de 80% a 90% das vagens da soja estejam perdendo a coloração verde. As aplicações de dessecantes realizadas antes da maturação fisiológica podem interferir no enchimento dos grãos e aumentar a possibilidade de defeitos, como grãos esverdeados e outros fatores que levam à perda de rendimento e qualidade. Além disso, se chover muito após a aplicação, pode haver aumento da incidência de grãos deteriorados por fungos”, destacou.

Outro ponto que deve ser respeitado pelo agricultor é o período de carência do dessecante. Depois de aplicado o produto, é necessário esperar pelo menos sete dias para a colheita para que os grãos não apresentem resíduos de produto acima do permitido pela legislação.

 

Plantio safrinha

Assim que a colheita é realizada, muitos produtores já aproveitam para semear a safrinha. Edimar lembra que, neste momento, é necessário cuidado, paciência e planejamento. “O plantio em terra seca pode ocasionar desuniformidade de emergência e baixo vigor das plantas, diminuindo a produtividade”, alertou.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a assistência técnica da Copagril, que irá auxiliar na tomada de decisões.

Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens