Notícias

Boas Práticas de Fabricação para Rações

Compartilhar

Quando o assunto é produção de alimentos, seja para humanos ou para animais, estes devem ser fabricados dentro de padrões higiênico-sanitários adequados e oficialmente reconhecidos.

Esse padrão é conhecido como as Boas Práticas de Fabricação (BPF), um conjunto de regras que define as condições adequadas para tudo o que está envolvido na fabricação dos alimentos, durante todo o processo, desde o recebimento da matéria-prima até o transporte do produto final.

Para a fabricação de alimentos para animais, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), editou, em 23 de fevereiro de 2007, a Instrução Normativa (IN) nº 4. Essa IN aprova o Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Fabricantes de Produtos Destinados à Alimentação Animal.

As BPF’s foram tema de treinamento para os funcionários das Unidades Industriais de Rações, nos dias 14 e 15 de junho. Esse treinamento complementa o realizado ainda no mês de maio, quando todos os funcionários dessas Unidades receberam o treinamento sobre Higiene Aplicada ao Manipulador de Alimentos, também ministrado por profissionais do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No treinamento, foram abordados os aspectos relacionados a instalações, equipamentos e utensílios, higiene do pessoal, produção, documentos e registros. Durante o treinamento, os participantes puderam conhecer e entender como podem contribuir, de forma positiva, para a garantia e segurança dos alimentos em que participam da produção.

 

Qualidade sempre presente!

 

De forma geral, a IN 04 é assunto presente nas Unidades Industriais de Rações. Especificamente, as Boas Práticas de Fabricação orientam a sistemática de trabalho nestas unidades. Assim, levar a informação aos funcionários, significa que tudo está sendo informado aos diretamente envolvidos no recebimento de matéria-prima, produção e expedição das rações.

A Copagril, a exemplo das demais atividades, investe na qualificação e desenvolvimento do quadro funcional das Unidades Industriais de Rações, valorizando as pessoas, cada um na sua atividade, ao mesmo tempo em que fabrica produtos alimentícios de muita qualidade.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens