Notícias

Presidente da Copagril participa de encerramento de expedição inédita

Compartilhar

Nesta terça-feira (18), o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, acompanhado do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou, na sede da Fecomércio Paraná, em Curitiba, da apresentação dos resultados finais da Expedição Avicultura, projeto inédito realizado pelo jornal Gazeta do Povo. O coordenador da Expedição, Giovani Ferreira, apresentou as informações coletadas no trabalho de campo, que envolveu 5,6 mil quilômetros e visitas em dois estados. Ele destacou que o país está se preparando para o aumento no consumo mundial de frango, com investimentos em todos os elos da cadeia produtiva. “Seis dos dez maiores importadores mundiais de frango ainda não compram volumes expressivos do Brasil. Isso mostra o potencial para aumento nas exportações nacionais”, frisou.

Para Ricken, esse levantamento realizado pela Gazeta do Povo, com apoio do Sicredi Paraná, Copagril, Copacol, Lar, C.Vale e do Sistema Ocepar, serve para delinear o cenário da avicultura no Paraná e Santa Catarina. Ele fez questão de destacar o importante trabalho realizado pelo jornal no setor do agronegócio. Ricken ressaltou que, apesar de um cenário ainda favorável e de crescimento para o setor de aves, existem algumas preocupações que necessitam de uma atenção especial. “O setor precisa cada vez mais de informações qualificadas. Garantir a qualidade dos produtos e sua origem também é importante. Ainda, o apoio dos órgãos governamentais, com infraestrutura adequada para que o produto chegue até o mercado consumidor com uma logística eficiente e que tudo isso traga um resultado econômico ao produtor. Nossas cooperativas têm investido muito no setor e cada vez mais agregam valor ao produtor primário. Como sempre falamos, estamos transformando grãos em carne”, lembrou ele.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, aproveitou também para ressaltar a importância da cadeia do frango para a economia do estado e do País e falou sobre os grupos que apoiam a ideia, dando destaque às cooperativas paranaenses. “Temos apoiado e realizado importantes investimentos para que a avicultura continue prosperando”, frisou.

O presidente da Fecomércio, Darci Piana, destacou a aproximação das atividades da agricultura e do comércio, que se manifesta em frentes como a alimentação. “Já fizemos 22 festivais de gastronomia trazendo chefs do mundo todo promover e estimular o melhor proveito da produção do campo”, indica. A integração foi demostrada na prática, com um almoço a base de frango preparado pelos alunos do restaurante-escola da Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Representando a indústria, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, (Sindiavipar), Domingos Martins, destacou o efeito econômico gerado pela avicultura. “Nenhum supermercado consegue sobreviver no comércio de proteína sem vender carne de frango”, salientou.

Texto: Com informações Gazeta do Povo e Ocepar e Fotos: Gazeta do Povo

Galeria de imagens