Notícias

Fruticultura Básica em Clima Temperado

Compartilhar

Copagril e SENAR, unidos em mais uma parceria para proporcionar as informações que são de grande importância para o homem do campo!

 

 

 

 

 

Com o objetivo de orientar os produtores quanto ao processo de produção de frutíferas, a Copagril, em parceria com o SENAR, realizou, nos dias 11 e 12 de junho, o curso “Trabalhador na Fruticultura Básica em Clima Temperado”, no distrito de Iguiporã.

O curso teve duração de 16 horas, sendo que os participantes obtiveram informações relacionadas à produção e ao cultivo de plantas frutíferas, com destaque aos tratos culturais, manejo das plantas, adubação, dormência, abertura de ramos, polinização, proteção de frutos e práticas preventivas.

Outro assunto abordado durante o curso foi a poda. Seus objetivos, sua condução, intensidade, princípios e épocas apropriadas, dependendo do objetivo. Também foram destacadas questões relativas à produção de mudas, preparo do solo e sua conservação.

De acordo com o instrutor, Carlos Biazoto, engenheiro agrônomo do Senar, a poda de árvores em frutíferas é fundamental para a obtenção de uma produção regular e uniforme de frutos. “A boa qualidade das podas efetuadas permite uma boa cicatrização dos cortes e reduz a incidência a pragas e doenças”, destaca.

 

Qualidade e importância

 

O curso contemplou aulas teóricas e práticas, que irão permitir que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos na produção de frutos em suas propriedades, mesmo que produzidas em pequena escala, para suprir as necessidades da família, mas produzidos com qualidade e extraindo o que cada planta tem de melhor a oferecer.

De acordo com o técnico agricola da Copagril, Gerson André Daga, o curso foi muito interessante. “O nosso associado pôde obter informações importantes para colocar em prática na sua propriedade e atingir bons resultados com a produção de plantas frutiferas, podendo até obter maior rentabilidade”, ressalta.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens