Notícias

Copagril realiza Seminário Sobre Manejo e Conservação de Solo

Compartilhar

Para aperfeiçoar, relembrar e atualizar os técnicos e produtores rurais sobre o adequado manejo e conservação do solo e da água, recursos naturais que sustentam a agropecuária, a Copagril realizará o Seminário Sobre Manejo e Conservação de Solo, no dia 7 de novembro, sexta-feira, às 13h30, no auditório da Igreja de Deus, Rua Dom Pedro I, n° 1.300, em Marechal Cândido Rondon.

A abertura do evento será realizada pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla. Após, haverá duas palestras. A primeira será “Terraceamento agrícola, compactação e qualidade física do solo”, com o pesquisador de solos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Dr. Jonez Fidalski. Ele fornecerá orientações técnicas de espaçamentos entre terraços em plantio direto e apresentará resultados de pesquisas sobre compactação, práticas de manejo e conservação do solo e da água para o desenvolvimento de sistema de plantio direto com qualidade física do solo.

A segunda palestra será “O papel da fiscalização na conservação de solos e água”, com o engenheiro agrônomo e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) da regional de Toledo, Ricardo Moraes Witzel. Ele abordará as legislações pertinentes ao uso do solo agrícola, direitos e deveres do produtor rural e a necessidade de retomada das técnicas de manejo e conservação de solos.

O objetivo do evento é conscientizar técnicos e agricultores sobre o manejo e conservação dos recursos naturais, para que sejam usadas técnicas sustentáveis, prevenindo a erosão, conscientizando e incentivando a adoção de práticas conservacionistas. Desta forma, os produtores rurais podem praticar uma agricultura sustentável, que proporciona rentabilidade. “A conservação do solo evoluiu, mas, como outras atividades, precisa sempre de atualização e novas práticas”, destacou o engenheiro agrônomo da Copagril Edimar Oswald.

Para o êxito na conservação de solo e água nas explorações agropecuárias, deve ser adotado um conjuntos de práticas conservacionistas, fazendo com que os processos produtivos desenvolvidos nas propriedades agropecuárias da região sejam ambientalmente e economicamente sustentáveis. Assim, se evita que o produtor perca uma de suas maiores riquezas, que é o seu solo.

Textos e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens