Notícias

Mercado: produtores de UPLs recebem informações sobre o futuro da produção

Compartilhar

Associados da Copagril que possuem Unidades Produtoras de Leitões (UPLs) participaram, na noite de segunda-feira (27), de uma palestra sobre o Mercado Mundial de Carnes e Grãos, na AACC, em Marechal Cândido Rondon. O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, foi quem abriu o evento, com informações e projeções para a suinocultura da Copagril e da Frimesa. “Graças ao desempenho de cada um de vocês, a atividade só cresceu em nossa cooperativa e agora estamos, acredito eu, vivendo o melhor momento nos últimos 20 anos”, declarou.

Chapla afirmou que, atualmente, os associados da Copagril possuem 64 UPLs, com mais de 24 mil matrizes, 26 crechários, com capacidade para mais quase 82 mil leitões, e mais 225 terminadores, para acomodar mais de 202 mil suínos adultos. São 325.495 animais (setembro/2014) criados nas cidades de Marechal Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Mercedes, Toledo e São José das Palmeiras.

No ano passado, os suínos produzidos pelos associados da Copagril somaram mais de 32% dos abates realizados pela Frimesa. Para este ano, a meta é chegar a 35% e continuar crescendo nos próximos. A longo prazo, a Copagril pretende mais que dobrar o seu número de matrizes. “Isto significa que nossos associados terão a oportunidade de aumentar suas produções ou novos poderão iniciar na atividade. E o primeiro passo para isso é aumentar o número de leitões disponíveis, melhorar a produtividade das matrizes, o que torna muito importante investir nas UPLs”, afirmou.

Acompanhando este crescimento, a cooperativa Frimesa, que recebe as produções da Copagril, Lar, Primato, C Vale e Copacol, já tem planos para a construção de um novo frigorífico de suínos. “Não sabemos ainda onde será, mas com certeza em um dos municípios antedidos pelas cooperativas integradas, que tenha disponibilidade de água, infraestrutura, logística e mão de obra”, explicou Ricardo.

Chapla ainda aproveitou para alertar os associados para as questões ambientais, como os licenciamentos, esterqueiras revestidas e composteiras adequadas, destacando os funcionários da Assessoria Ambiental da Copagril, que estão a disposição dos suinocultores para prestar informações e auxiliar nos licenciamentos.

 

Palestra

A palestra “Mercado Mundial de Carnes e Grãos”, que também abordou a economia mundial, foi proferida pelo diretor comercial da Cargill/Nutron, Marcos Nicolluzi, engenheiro agrônomo especializado em gestão empresarial e engenharia de produção.

Marcos explicou como funciona a relação entre os preços do dólar, dos grãos e das carnes e como todos se influenciam; as previsões para as próximas safras no Brasil e no mundo; explicou as causas e consequências da inflação no país e afirmou que o consumo de carne está diretamente ligado à renda e ao poder de compra dos brasileiros.

Para Nicoluzzi, o cenário atual é altamente favorável à agricultura. “Vivemos um momento ímpar na história”, declarou, ressaltando que quanto mais leitões as matrizes produzirem, mais rentabilidade os produtores terão.

Textos e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens