Notícias

Fórum de Comunicação reúne profissionais de todo o Paraná na Copagril

Compartilhar

Tendo como tema central as mídias sociais, especialmente o Facebook, a Copagril sediou, na segunda e terça-feira (6 e 7), o Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar. O encontro reuniu 47 profissionais de comunicação de cooperativas paranaenses dos ramos crédito, saúde e agropecuário, além de jornalistas do Sistema OCB, vindas de Brasília, e uma do Sicredi de Holambra, São Paulo.

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da comunicação. “São vocês os responsáveis por fazerem o cooperativismo ser conhecido pela sociedade, por informar como as cooperativas crescem e se fortalecem, gerando renda e qualidade de vida. É uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Quem comandou os dois dias de fórum foi Marcelo Peruzzo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) especialista em neurociência e neuromarketing. Ele destacou que as mídias sociais ofertam inúmeras possibilidades de comunicação, divulgação e propagação de informações, normalmente de uma forma barata. “Dominar estas ferramentas é essencial, uma questão de sobrevivência no futuro”, afirmou. Peruzzo também destacou o uso da neurociência na comunicação e como aproveitar as ações do inconsciente, responsáveis por 85% a 95% das nossas decisões.

Para o jornalista Alexandre Fumagali, do Sicoob Central, de Maringá, o fórum foi uma ótima oportunidade de atualização. “Este é um universo em constante transformação. Já trabalhei com isso, mas muita coisa mudou, surgiram novas possibilidades, é preciso continuar se atualizando”, afirmou. Para Joseane Ferro, da Coopertradição, de Pato Branco, os ensinamentos do professor Peruzzo são fundamentais. “Pudemos aprimorar o conhecimento sobre ferramentas que a gente nem tinha conhecimento ou não sabia usar”, revelou.

O coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Zanello Milléo Filho, afirmou que as mídias sociais vêm sendo trabalhadas pela organização desde 2011, atendendo a uma demanda dos profissionais da área e uma necessidade das cooperativas. “Das 230 filiadas da Ocepar, 70 estão no Facebook, aos poucos ganhando espaço no mundo virtual, multiplicando o cooperativismo”, declarou.

Foto: Comunicação Copagril

Galeria de imagens