Notícias

Área técnica orienta sobre o plantio da soja

Compartilhar

O plantio é uma etapa muito importante na condução da cultura. Conforme o engenheiro agrônomo da Copagril Edimar Oswald, esta é uma etapa criteriosa, que deve ser feita nas melhores condições possíveis. “O solo deve estar com umidade adequada no momento do plantio, ou seja, evitar quando está com pouca umidade, ou quando há excesso de umidade. A umidade excessiva causa embuchamentos, compactação, formação de crosta, não há a aderência devida do solo com a semente, o que pode formar espaços vazios ou 'bolhas de ar', causando a má germinação da semente, ou uma emergência irregular”, orientou.

Edimar destaca outros cuidados que o agricultor deve ter no plantio:

- Realizar boa cobertura da semente, com profundidade de plantio de 5 a 6 centímetros, conforme o tamanho da semente.

- O número de sementes por metro linear deve ser de acordo com a recomendação do genitor da semente e a época de plantio. No plantio antecipado o número de sementes pode ser um pouco maior, devido ao crescimento da planta ser menor. Nos plantios dentro de um período normal, ou seja, plantios de outubro, deve ser evitado o excesso de sementes, pois poderá causar acamamento de alguns cultivares, dificultando os tratos culturais, como o controle de pragas e doenças, com reflexo negativo na produtividade.

- Muito cuidado com relação ao fertilizante, que deverá ser colocado abaixo ou ao lado da semente, e nunca na linha da semente (junto à semente). Principalmente os fertilizantes com alto teor de Potássio, o qual pode causar salinidade e a consequente morte da planta que irá nascer.

- Também, o plantio deve ser feito no limpo, para que não ocorra competição inicial.

Sementes

 

De acordo com o agrônomo, o produtor deve conhecer a qualidade da semente e o seu percentual de germinação. “Efetuar o plantio com semente tratada, principalmente com fungicida (a maioria da semente já vem tratada da indústria), isso dá ao produtor uma segurança maior da emergência da semente. O fungicida protege a semente dos fungos associados a semente e aos fungos de solo.

Ele lembra que sempre deve utilizar inoculante específico no momento do plantio. “O Nitrogênio é o nutriente mais requerido em quantidade pela cultura da soja. Para cada 1.000 quilos de soja produzidos são necessários 80 quilos de Nitrogênio. Lembrando que, a fonte mais econômica e eficiente para suprir a necessidade de nitrogênio é por meio da fixação biológica feita pelas bactérias chamadas de Bradirizobium, sendo que a inoculação da semente melhora essa fixação, que possibilita o aproveitamento do nitrogênio disponível no ar, convertendo-o em compostos nitrogenados facilmente utilizáveis pelas plantas”, explicou.

Em caso de dúvidas relacionadas ao plantio, faça contato com a assistência técnica agronômica da Copagril, que irá lhe orientar sobre a melhor forma de fazer a implantação das sementes em sua lavoura.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens