Notícias

Unidade de Rações de Entre Rios obtém reconhecimento de atendimento às Boas Práticas de Fabricação

Compartilhar

Como item do planejamento estratégico da Copagril e meta da Unidade Industrial de Rações de Entre Rios do Oeste (UIR-ERO), foi iniciado, em 2013, o projeto para a implantação dos requisitos da Instrução Normativa (IN) nº 04 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este é um regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal. Além disso, a IN apresenta um roteiro de inspeção.

As etapas do projeto consistiram em avaliação e auditoria interna, planos de ação, treinamento de todos os funcionários e acompanhamento dos resultados. Este trabalho foi realizado em integração, com a contribuição da responsável técnica da UIR-ERO, da gestão da qualidade, do encarregado da unidade e dos responsáveis dos setores de produção, manutenção e garantia da qualidade, contando ainda com o total comprometimento e participação de todos os funcionários da fábrica.

Seis meses após o programa de BPF ter sido estruturado, foi recebida a auditoria de certificação, um grupo de três fiscais federais agropecuários do Mapa. Os dias 10 e 11 de junho foram marcados por avaliações completas e criteriosas, incluindo as instalações, processos, documentos e registros da Unidade de Rações.

O objetivo foi alcançado e agora é oficial: a UIR-ERO atende as Boas Práticas de Fabricação. A importância disso é a soma em qualidade e segurança dos alimentos, visto que esta fábrica é fornecedora exclusiva para o sistema de integração avícola da Copagril.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens