Notícias

Professores do Cooperjovem recebem orientações sobre temas e prêmios

Compartilhar

Foi realizada, nesta quarta-feira (4), uma reunião entre a coordenadora do Cooperjovem na Copagril, Cremilde Andreolli, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon. O objetivo foi repassar informações sobre as mudanças do programa para os professores das 4ª séries das 17 escolas do município envolvidas.

De acordo com Cremilde, primeiramente foram esclarecidas dúvidas quanto a distribuição e o uso dos materiais fornecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Depois, o assunto foram as premiações realizadas através do programa.

A principal mudança para este ano é que o Prêmio Professor Cooperjovem, que premia os projetos desenvolvidos nas escolas, não será realizado a nível nacional, portanto, o foco foi repassar as orientações sobre as premiações locais. O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, entretanto, será mantido.

Todos os anos, a base do concurso é o tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para o Dia Internacional do Cooperativismo (este ano, em 5 de julho), que é “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”. Para facilitar a identificação das crianças com a abordagem, para o prêmio de redação foi definido o tema “Desenvolvimento Sustentável Para Todos – juntos podemos construir um mundo melhor”.

A partir de agora, com base nestes conteúdos, os professores do Cooperjovem desenvolverão atividades que estimulem a reflexão, estimulando os alunos a pensarem em prol da sociedade e do meio ambiente, buscando alternativas e formas de melhorar a comunidade em que vivem.

Esta será a 8ª edição do prêmio de redação. No ano passado, o aluno Kaio Victor Rodrigues da Rosa, de Quatro Pontes, conquistou o 3° lugar em nível nacional. Em relação ao Prêmio Professor, projetos desenvolvidos na área de ação da Copagril foram campeões nacionais nas duas últimas edições, em 2012 e 2013, com as professoras Marilei Balensiefer Lerner, da escola Presidente Médici, em Entre Rios do Oeste, e Andreia Bach, da escola São João Batista, de Novo Três Passos, respectivamente.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens