Notícias

Capacitação apresenta nova metodologia do Cooperjovem

Compartilhar

Na última terça e quarta-feira (8 e 9), os coordenadores do programa Cooperjovem nas cooperativas parceiras no Paraná, instrutores convidados, professores e representantes do Sescoop Espírito Santo e do Sescoop Rio de Janeiro e profissionais do Sescoop Paraná estiveram reunidos para o encontro de educadores do programa, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Este que teve como objetivo apresentar a nova metodologia do Cooperjovem.

A abertura do encontro foi realizada pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pela gerente de promoção Social do Sescoop Nacional, Maria Eugênia Ruiz.

O Cooperjovem tem por objetivo fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem, abrangendo 165 municípios.

No Paraná, o Cooperjovem é adotado por 14 cooperativas, abrangendo 64 municípios, 224 escolas e 550 professores, beneficiando cerca de 11 mil estudantes. Na abertura do evento, o superintendente da Ocepar ressaltou o alcance do programa junto aos jovens. “Temos que preparar a nova geração para manter e ampliar a força do cooperativismo. É preciso cuidar e aperfeiçoar os jovens preparando-os para o futuro”, afirmou Ricken.

 

Reformulação

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) fez mudanças na concepção metodológica do Programa, unificando procedimentos. Segundo Maria Eugênia, a reformulação da metodologia foi realizada, em 2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as unidades que o adotaram. “Fizemos um mapeamento das boas práticas de cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do país”, explicou.

A gerente do Sescoop destacou a importância do encontro. “É fundamental ter o envolvimento dos instrutores das cooperativas participantes porque são eles que irão repassar essas informações aos professores inseridos no programa, que são voluntários e precisam conhecer os diferenciais do cooperativismo. É muito gratificante estar aqui com os instrutores que serão os porta-vozes do Cooperjovem junto aos professores. Agradecemos as cooperativas-madrinhas que acolhem o Cooperjovem e promovem a mudança social”, disse.

De acordo com Maria Eugênia, as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do MEC (Ministério da Educação e Cultura), sendo transversal e interdisciplinar. “Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de alinhamento para a formação de professores”, concluiu. A apresentação da nova metodologia está sendo feita pela equipe de Promoção Social do Sescoop Nacional.

A Copagril esteve representada pela assessora de cooperativismo e coordenadora do Cooperjovem na Copagril, Cremilde Andreolli e a jornalista da cooperativa Catia Fosch. Também acompanharam o evento a coordenadora estadual do Cooperjovem, Fabianne Ratzke, o coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto César Bridi, e a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Vanessa Christófoli.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril/Ocepar

Galeria de imagens