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Iniciam as atividades do Cooperjovem na área de ação da Copagril

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Para dar continuidade ao Programa Cooperjovem nas escolas municipais da área de ação da Copagril, nesta terça-feira (25), a assessora de cooperativismo realizou a entrega dos materiais na Escola Criança Feliz, de Marechal Cândido Rondon. Da mesma forma, todas as outras 26 instituições de ensino participantes estão recebendo os livros para serem usados durante o ano.

Este é o 9º ano que o Cooperjovem é trabalhado pela Copagril. Neste ano, 27 escolas localizadas em Marechal, Mercedes, Guaíra, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Santa Helena desenvolverão os trabalhos que visam despertar a consciência da cooperação entre os alunos.

Segundo o diretor da Escola Criança Feliz, Marcos Alberto Lerner, o trabalho do Cooperjovem oportuniza aos alunos conhecerem o cooperativismo. “É uma forma de fazer as crianças aprenderem a se relacionar melhor na escola e também com a família, o que faz com que tenhamos um ambiente mais harmônico. Também é um meio de os alunos manifestarem suas ideias no concurso de redação”, ressaltou.

A secretária de educação de Marechal Cândido Rondon, Marta Salete Bendo, destaca que o Cooperjovem enriquece o currículo escolar. “O tema cooperação é excelente e oportuniza aos professores trabalhar de forma interdisciplinar, além de promover a interação, a responsabilidade e a união dos alunos, e desenvolver as potencialidades e os valores que podem ser usufruídos no futuro”, conta.

De acordo com Marta, a secretaria, com o apoio da administração municipal, sempre dará suporte para que o Cooperjovem seja desenvolvido. “Os professores e os alunos gostam muito de participar, tanto que o resultado da dedicação foi a premiação nacional conquistada, no ano passado, por uma professora do nosso município”, frisou.

Atuando como coordenadora do programa desde a sua implantação na Copagril, Cremilde Andreolli ressalta os benefícios do Cooperjovem. “Em nome da Copagril, agradecemos a todos por optarem em construir um mundo melhor, lançando as boas sementes para que as crianças cultivem”, destacou ela. Experiente no assunto, ela afirma que tanto o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como a Copagril estão sempre inovando, melhorando e facilitando a difusão da filosofia do cooperativismo. Um exemplo disso é que, para este ano, foi lançado mais um material, o caderno do professor denominado “Iniciando a Cooperação, fase I – 1° ao 4° ano”.

Segundo o presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, este material complementa a sequência de materiais didáticos elaborados pela instituição, o Sementes da Cooperação. “A ideia é que cada educador se aproprie dos conteúdos e atividades propostos e continue a dedicar seu valioso trabalho à formação de cidadãos conscientes, imbuídos dos valores e princípios cooperativistas. É dessa forma que mostraremos às novas gerações o caminho para a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.

A coordenadora estadual do programa Cooperjovem, Fabianne Ratzke, informou que os representantes do Sescoop/PR estão muito satisfeitos com a parceria da Copagril no desenvolvimento do Cooperjovem. “É um trabalho bem exercido, com comprometimento e dedicação, que tem trazido ótimos resultados, tanto que em 2012 e 2013 o Paraná foi contemplado no Prêmio Nacional do Professor e, em 2013, também tivemos um aluno premiado em nível nacional, ambos da Copagril, o que é um bom indicador da qualidade do Cooperjovem nos municípios onde a cooperativa atua”, afirmou.

Fabiane acrescenta que a parceria com a Copagril continua forte para 2014. “Com a aplicação da nova metodologia, estruturada em 2013, temos certeza de que o Programa será ainda melhor neste ano. Desejamos que os professores estejam motivados a cooperar, pois temos muito trabalho pela frente e certamente os frutos serão colhidos não só pela cooperativa, mas por toda comunidade escolar”, finalizou.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

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