Notícias

Conquista: Copagril recebe mais uma certificação de qualidade!

Compartilhar

Há muito tempo, o Brasil se posiciona como grande produtor de grãos, sendo diversas vezes, chamado de “o celeiro do mundo”. E quando o assunto é produção de alimentos, a globalização dos mercados e a competitividade mundial requerem ainda mais rigor no controle sobre todas as etapas, desde o campo até a mesa do consumidor.

A etapa de armazenagem de grãos – matéria-prima para uma infinidade de alimentos – é considerada crítica, principalmente, nos aspectos do manuseio, guarda e conservação. Em virtude disso, os segmentos industriais e comerciais que se relacionam com esses serviços, pediram que fossem estabelecidos procedimentos para padronizar e modernizar a armazenagem de produtos agropecuários no Brasil.

Nesse contexto, o Governo Federal sancionou a Lei 9.973, em 29/05/2000, criando em seu Artigo 2º o Sistema de Certificação, com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e competitividade da agricultura brasileira. O Decreto nº 3.855/2001, que regulamentou a Lei n. º 9.973/2000, instituiu o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras para qualificação dos armazéns, destinados à guarda e conservação de produtos agropecuários, vinculando-o ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. O Sistema de Certificação é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A Instrução Normativa nº 41, de 14 de dezembro de 2010, escalonou a adequação dos estabelecimentos prestadores de serviço remunerado de armazenagem de produtos agropecuários.

Assim, o MAPA estabeleceu que até dezembro de 2012, todas as empresas que prestam serviços remunerados de armazenamento para terceiros devem, para funcionamento, estar certificadas de acordo com as regras estabelecidas no Sistema de Certificação, pela IN 29 de 11 de junho de 2011.

 

Copagril

 

Diante disso, ainda em 2010, iniciou-se uma série de reuniões com as demais cooperativas da região para discutir todos dos requisitos da Instrução Normativa, além de reuniões internas na Copagril, para traçar o plano de ação e o cronograma de trabalho. A Copagril incluiu como meta para 2012 a Certificação da Unidade Rondon na IN 29. Foi avaliado o que já se atendia à IN e o que precisaria ser adequado e implementado. Conforme a expectativa, pouco era necessário ajustar, devido à constante busca e adoção das melhores práticas em todas as suas atividades, seja no atendimento à legislação, na modernização da estrutura e capacitação dos funcionários.

 

Conquista!

 

No dia 18 de maio, a Copagril recebeu a empresa contratada para realizar a avaliação da estrutura e documentação da Unidade Rondon, que confirmou a conformidade com a IN 29 do MAPA, de atendimento a todos os requisitos no que tange à prestação de serviços de armazenamento de grãos.

De acordo com o diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, mais uma vez, tem-se a oportunidade de evidenciar, por meio da Certificação, que a Copagril consta no rol das empresas com a gestão voltada ao fomento da cultura da qualidade e boas práticas, e o compromisso com seus fornecedores e clientes. “Como estamos inseridos na etapa intermediária, entre a produção primária e o consumidor final, a nossa responsabilidade se amplia. Quando optamos pela Certificação da Unidade Rondon, damos todo o suporte financeiro e operacional, porque acreditamos no êxito do projeto e no benefício para a Cooperativa seus associados e clientes”, destaca.

A Certificação confirma a eficiência dos processos de manuseio, guarda e conservação dos produtos armazenados; a redução das perdas, nos custos operacionais; e maior facilidade de acesso ao mercador externo. A Certificação na IN 29 deve ser estendida a outras Unidades da Copagril, conforme escalonamento estabelecido pela IN 41.

Texto: Comunicação Copagril Fotos: Arquivo Copagril

Galeria de imagens