Notícias

Adubação nitrogenada é essencial para o desenvolvimento do milho

Compartilhar

Para obter uma boa produtividade na cultura do milho safrinha, é necessário um manejo eficiente na lavoura. Conforme o engenheiro agrônomo Anderson Voldinei Kaufmann, da unidade Copagril de Entre Rios do Oeste, agora é o momento ideal para o produtor aplicar a adubação nitrogenada em cobertura. “Este nutriente é um dos elementos mais importantes para que o milho demonstre o máximo potencial produtivo”, frisou.

Segundo o agrônomo, a aplicação do nitrogênio no início do desenvolvimento da planta aumentará os chamados componentes de produção: número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira e o peso do grão. “As aplicações de nitrogênio com a finalidade de suprir as exigências das plantas devem ocorrer da emergência até o terceiro par de folhas. É neste período que ocorre a maior exigência, maximizando o potencial de produção”, explicou.

Algumas condições devem ser observadas ao realizar a adubação nitrogenada no milho. “A cultura deve apresentar-se em amplo desenvolvimento, com solo úmido, ou seja, após uma boa chuva, e com baixas temperaturas. Assim, se minimizam perdas excessivas por evaporação, fazendo com que a planta absorva o máximo possível do nutriente e o converta em proteína, resultando em rendimento de grãos”, orientou Anderson.

Portanto, é necessário que os agricultores façam a aplicação, para manter o potencial produtivo e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da atividade. A Copagril disponibiliza uma equipe técnica que pode orientar sobre a melhor forma de realizar este e outros procedimentos.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens