Notícias

Cuidados com a mato competição no milho safrinha

Compartilhar

Com o plantio do milho safrinha quase encerrado na área de ação da Copagril, agora é o momento de realizar os tratos culturais, e um deles é o controle das ervas daninhas. Segundo o engenheiro agrônomo Edimar Oswald, da Copagril, a cultura de milho precisa nascer no limpo, ou seja, sem competição inicial. “Caso isso não ocorra, pode haver perdas do potencial produtivo, dependendo da infestação. É nas ervas daninhas que normalmente se alojam muitas pragas, principalmente os percevejos”, explicou. Ele recomenda que antes do plantio ou da emergência do milho seja feita a limpeza da área com herbicidas específicos.

O agrônomo destaca que o bom controle das ervas daninhas na cultura do milho safrinha pode facilitar o manejo das ervas para a safra de verão. “Possibilita a diminuição das sementes de ervas e, consequentemente, pode diminuir o custo de produção da soja ou milho no verão, por isso é importante fazer o controle das ervas daninhas nesta fase do milho safrinha”, destacou.

Edimar lembra que o produtor deve ter atenção redobrada para evitar a mato competição, realizando o controle químico quando as ervas daninhas tiverem entre a 2ª e a 6ª folha. Mas, antes da escolha do herbicida a ser aplicado, deve-se atentar ao tipo de milho implantado. Se precisar, contate a assistência técnica da Copagril que vai verificar e orientar o herbicida ou a tecnologia a utilizar em seu milho safrinha.

Textoe Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens