Notícias

A importância da temperatura da água para os suínos

Compartilhar

Disponibilizar água de qualidade aos animais não requer apenas que ela seja límpida e sem contaminantes, mas também com temperatura adequada para o consumo.

Conforme o técnico do fomento suínos, Osni Tessari, é de extrema importância o produtor se atentar quanto a temperatura da água fornecida aos suínos, pois, se estiver acima do ideal o animal não vai beber, e tanto o consumo de ração quanto a qualidade do tratamento de medicamentos ficam comprometidos.

O técnico destaca que o aumento da temperatura da água pode ocorrer desde o reservatório às redes de água, principalmente se a instalação está exposta ao sol. “Há um período do dia que os suínos descansam e consequentemente não bebem, e é nesse momento que há uma tendência da água aquecer, pois fica parada nos encanamentos”, alertou.

O ideal é que o suinocultor verifique a temperatura da água principalmente no período da tarde. Caso tenha registro de temperatura alta, deve-se criar um mecanismo para que ela se torne mais adequada. “Uma opção é instalar uma torneira ou um registro no final da linha da rede de água e utilizá-los como drenos no momento que a água está aquecida no cano, assim o suíno terá água em temperatura ideal para ingerir”, explicou.

Uma outra sugestão é proteger a rede de água, enterrando os canos, e na instalação a maneira de proteção deve ser feita com uma manta de isolamento, espuma, sombrite ou qualquer material de proteção contra o aquecimento da água, para que o suíno possa ingerir água de qualidade e ter um bom desenvolvimento.

Osni ressalta que, se o animal consumir água em nível de temperatura elevada pode vir a sofrer com problema digestivo, o que pode comprometer o seu desempenho. Por isso, é muito importante que se disponibilize água de qualidade aos suínos, o que trará melhores resultados.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens