Notícias

Monitoramento de percevejos na lavoura de soja

Compartilhar

As lavouras de soja na área de ação da Copagril encontram-se na fase reprodutiva, a qual se estende do estágio de floração a maturação, sendo este um momento muito importante em que o produtor deve intensificar o monitoramento, realizando vistorias periódicas nas lavouras para detectar se há a ocorrência e/ou o aumento de percevejos nas áreas. “Na fase em que a soja se encontra, é justamente o período em que a cultura fica mais sensível ao dano dos percevejos, podendo resultar em grão menores, enrugados e chochos, ocasionando perdas de rendimento e da qualidade final dos grãos”, alerta o engenheiro agrônomo da unidade Copagril de Entre Rios do Oeste, Anderson Voldinei Kaufmann.

Além disso, ele ressalta que o ataque intenso de percevejo nas lavouras ainda pode provocar a retenção de folhas verdes, fazendo com que as plantas de soja não amadureçam uniformemente, dificultando a colheita. Sendo assim, o manejo de percevejos é de grande importância à cultura da soja. “Deve-se dar atenção especial a esta praga, realizando vistorias constantes e, sempre que for necessário, fazer o manejo integrado de pragas. Esta estratégia de controle visa diminuir a infestação de percevejos na soja e ao mesmo tempo prevenir a ocorrência deste inseto no milho safrinha que será semeado após a colheita da soja”, orientou o agrônomo.

Ele lembra os agricultores que, ao perceber a presença de percevejos na cultura da soja, faça contato com a assistência técnica agronômica da unidade Copagril mais próxima, que passará as orientações sobre as medidas a serem tomadas.

Texto: Comunicação Copagril e Foto: Divulgação

Galeria de imagens