Notícias

Jovem Aprendiz: o mercado de trabalho de portas abertas

Compartilhar

“O sucesso só é conquistado com muito trabalho e responsabilidade”. Foi com estas palavras que o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, encerrou as atividades do programa Jovem Aprendiz, deste ano. Um evento, realizado na quinta-feira (12), na Falurb, em Marechal Cândido Rondon, reuniu os estudantes, as cooperativas Copagril, Frimesa e Sicredi e a Faculdade, que é responsável pelo preparo técnico dos jovens, em parceria com o Sescoop/PR.

Em 2013, na terceira edição do programa, 35 jovens foram atendidos, muitos deles já foram efetivados nas empresas em que trabalharam ou com grandes chances de serem contratados. No encerramento, Gesuino Lizzoni, coordenador do programa na Falurb, lembrou que jovens da primeira e da segunda turma continuam empregados onde foram aprendizes. “Se as oportunidades não surgirem agora, elas virão em breve. Não parem de estudar, continuem se esforçando que vocês serão recompensados”, declarou.

Para Iliane Silveira, do RH da Frimesa, o programa é resultado de dois interesses que se aproximam, que é o da empresa, de ter funcionários preparados, e dos jovens, que é ingressar no mercado do trabalho e desenvolver as competências pessoais.

O encarregado dos Recursos Humanos da Copagril, Nilvo Kühler, também destacou as conquistas de outros jovens aprendizes que conseguiram, em pouco tempo, alcançar cargos de liderança dentro da cooperativa. “Tenho certeza que o trabalho ensinou muito para vocês e que pelas empresas em que trabalharam vocês já têm um currículo bem-visto. Este projeto é feito pra vocês, ele representa crescimento profissional”, declarou,

Ricardo Chapla destacou a importância do trabalho na vida das pessoas, e disse que é a coisa mais importante que alguém pode ter. “Não importa qual seja o trabalho, desde que feito com responsabilidade”, afirmou. O presidente da cooperativa destacou que, atualmente, existem muitas oportunidades e facilidades para quem deseja estudar, fazer cursos, faculdades e outras atividades profissionalizantes. “Não parem de estudar agora, porque se parar, é difícil voltar. Aproveitem as oportunidades e facilidades que vocês têm e os pais de vocês provavelmente não tiveram”, disse.

Por fim, os estudantes também falaram sobre a experiência, classificada por eles como enriquecedora. A jovem Andressa Becker Hillesheim, que trabalhou no setor de recursos humanos da Copagril, falou que encerra o programa se sentindo outra pessoa, mais preparada para encarar o mercado de trabalho. Ela, inclusive, já está aprovada em um vestibular de psicologia, que cursará a partir do ano que vem.

O Programa

O Jovem Aprendiz visa a formação técnica e profissional de jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados em alguma instituição de ensino, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. No caso do programa desenvolvido em Marechal, em parceria das três cooperativas, mais a Falurb e o Sescoop/PR, ele é aplicado a jovens de 16 a 17 anos.

Em setembro de 2012, quando iniciou a terceira turma, foram dois meses apenas de aulas preparatórias, de segunda a sexta, todas as tardes. Desde de outubro do ano passado eles começaram a trabalhar nas empresas, mas continuaram a ter aulas uma vez por semana. De acordo com Lizzoni, foram 16 módulos, aplicados em 400 horas/aula, com temas básicos, como português e matemática, e outros mais específicos, como empregabilidade e empreendedorismo e introdução à administração.

Os participantes do Jovem Aprendiz possuem carteira assinada, recebem bonificação financeira e têm acesso a benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde. Neste ano, as inscrições e entrevistas para o Jovem Aprendiz encerraram hoje (13). A nova turma iniciará as aulas no dia 1 de fevereiro e a atuação prática na empresa no dia 20 de janeiro, de 2014.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens