Notícias

Aluno do Cooperjovem da área de atuação da Copagril conquista o 3º lugar em nível nacional

Compartilhar

O estudante paranaense Kaio Victor Rodrigues da Rosa, da Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes, se classificou em terceiro lugar no 7º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, na categoria 4º e 5ª ano do ensino fundamental. “Água: além de matar a sede, é fundamental para a vida da terra” é o título do texto escrito por Kaio, que foi orientado pela professora Illone Bremm.

Em Quatro Pontes, o Cooperjovem é executado pelo Sescoop/PR em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Copagril. O resultado dos vencedores do 7º Prêmio Nacional de Redação foi divulgado nesta terça-feira (12).

Após três dias de análise e leitura das redações classificadas, a comissão julgadora mostrou-se encantada com a criatividade, entendimento e compromisso dos alunos com o tema: “A cultura da cooperação pela água e pela vida” assumindo, então, o compromisso pela sustentabilidade e preservação deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Na 1ª fase foram escritas, nesta edição, cerca de 10.500 redações, sendo que 66 foram selecionadas pelas Unidades Estaduais e encaminhadas à Unidade Nacional do Sescoop para a 2ª e última fase de classificação.

Esta edição do Prêmio contou com a participação de escolas públicas e cooperativas educacionais de 13 unidades estaduais: Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão contemplados com uma viagem para Nova Petrópolis (RS), a Capital Nacional do Cooperativismo, com seu acompanhante legal e um professor indicado pela sua escola.

Além disso, as escolas dos três primeiros colocados receberão um notebook como premiação. A banca julgadora contou com a participação dos seguintes membros: Aline Nascimento, consultora e especialista em Educação, Ana Carolina Pereira (Sescoop/DF), e as analistas do Sistema OCB: Luciana Peres, Mara Lobo, Daniela Stella e Carla Neri.

“Foi interessante perceber que crianças e adolescentes, da Região Norte a Sul, já identificam problemas graves oriundos da má utilização da água nas tarefas do dia a dia, da poluição das nascentes, as alterações climáticas e a importância do papel de cada um para minimizar os impactos deste processo”, comentou a gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz.

Para ela, o fato de premiar os três primeiros colocados em cada categoria, certamente, não é o mais importante. “O maior valor agregado é a participação coletiva dos alunos na pesquisa, discussão e proposta de solução para a temática abordada. Todos devem ser parabenizados, pelo esforço e compromisso individual empreendido e, que somado ao coletivo, geram uma imensa transformação social”, finaliza Maria Eugênia.

Premiados

 

Categoria 4º e 5º ano

1º lugar – Natieli da Silva Pereira, de Santa Catarina;

2º lugar – Larissa dos Santos Silva, da Paraíba;

3º lugar – Kaio Victor Rodrigues da Rosa, do Paraná – representando a Copagril.

 

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, agradece o empenho de todos nos trabalhos desenvolvidos no Cooperjovem. “Ensinar as crianças a cooperar é o melhor caminho para termos um mundo melhor”, destacou.

Texto: Com informações OCB/Ocepar e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens