Notícias

Propriedade leiteira com maior produção por área da Copagril recebe dia de campo

Compartilhar

A propriedade leiteira campeã em produtividade por área, premiada no Seminário de Produtores de Leite da Copagril 2013, foi palco de um Dia de Campo sobre produção intensiva de leite, na quinta-feira (7).

Mais de 100 produtores visitaram a pequena área do casal João Pedro e Delci Fischer, em Pato Bragado. Acompanhados dos técnicos do fomento leiteiro da Copagril, eles apresentaram as estruturas e processos que os permitem alcançar uma média de quase mais de 91 mil litros por hectare.

De acordo com o técnico agropecuário Rodrigo Aparecido Vicente, que acompanha a produção do casal desde 2004, a evolução da propriedade é evidente. “Eles chegaram num ponto que ou investiam pesado, ou largavam tudo, aí decidiram se especializar e hoje são modelo para outros produtores”, revela.

Segundo Rodrigo, o casal soube se adaptar ao pouco espaço disponível (1.8 hectare para 30 vacas) e, com a experiência, criou um sistema de produção eficiente. “É a única fonte de renda da família, não tem lavoura, só as vacas. E hoje eles têm casa nova e uma propriedade muito bem avaliada, que no passado ninguém queria”, conta. “O próximo passo é implantar uma ordenhadeira canalizada. Todo o investimento em estrutura feito aqui é muito planejado e calculado, feito aos poucos”, explica.

O Dia de Campo

O Dia de Campo contou com três grupos de visitações, que conheceram primeiramente a parte de pastagem. João Pedro explicou sobre o processo de irrigação, que já utiliza há 11 anos, e como é feita a alimentação dos animais. Depois, foi a vez de Delci falar sobre a ordenha e o carinho com que as vacas são tratadas.

Os produtores visitantes aproveitaram para trocar experiências com os técnicos e os proprietários, tirar dúvidas e aprender sobre manejo alimentar, irrigação, pastagens, adubação e as instalações.

Para João Pedro, eventos como este são muito importantes para melhorar a produtividade. “Quando nós começamos, eu rodei muito quilômetro atrás de palestra, de curso, ia sempre que podia”, revela. Agora, ele passa o conhecimento adquirido para que outros associados da cooperativa possam aumentar a produção e investir em qualidade de vida.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens