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Paraná lidera faturamento nas exportações de frango

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A avicultura paranaense registrou o índice de 1 bilhão de cabeças abatidas entre janeiro e setembro de 2013, aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos anos, o mercado de exportação de carne de frango tem se consolidado no Paraná, resultado dos investimentos feito pelos produtores em alta tecnologia. Com o consumidor cada vez mais exigente lá fora, foi preciso investir, principalmente para criar melhores condições de ambiente dentro dos aviários para que os frangos se desenvolvam melhor, com mais peso e qualidade.

Este ano, o Paraná, que desde o ano de 2000 é o maior produtor de frango do país, passou a ser também o estado que mais tem faturado com a venda para o mercado externo, ultrapassando Santa Catarina. Os maiores compradores são os países da Europa, Ásia e do Oriente Médio.

Até setembro foram exportadas 830 mil toneladas e mais de R$ 1,6 bilhão de dólares foram arrecadados com as vendas, 11% mais que em 2012.

 

Volume histórico

Levantamentos feitos pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango atingiram 355 mil toneladas em outubro, resultado recorde para o mês e 3,5% maior em relação ao mesmo período de 2012. Em receita, houve queda de 4,9%, com US$ 682,44 milhões.

No acumulado do ano, os embarques de carne de frango totalizaram 3,22 milhões de toneladas, resultado 1,4% menor em relação aos dez primeiros meses do ano passado. Em receita, houve aumento de 5,43%, com US$ 6,672 bilhões.

De acordo com o presidente-executivo da Ubabef, Francisco Turra, as exportações seguem previsões feitas pela entidade no fim do primeiro semestre, de recuperação dos níveis de volume exportado na comparação com 2012.

“Estamos reduzindo a diferença entre o total exportado em 2012 e o neste ano, havendo a possibilidade de atingir em 2013 uma tonelagem equivalente à exportada no ano passado. Com o maior ritmo nos embarques, provavelmente haverá um enxugamento nos estoques neste fim de ano, em um período no qual aumenta a demanda por produtos avícolas no mercado interno”, destaca.

Texto: aviculturaindustrial.com.br // Fotos: Comunicação Copagril

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