Notícias

Cooperjovem: projetos e redação da área de atuação da Copagril são premiados em Curitiba

Compartilhar

Nos dias 30 e 31 de outubro, foi realizada a quarta edição do Encontro Interestadual PR/SP do Cooperjovem e A União Faz a Vida, na Escola de Negócios da Universidade Positivo, em Curitiba. O objetivo era promover a aproximação e integração entre os participantes dos programas Cooperjovem, desenvolvido pelo Sescoop/PR, e A União Faz a Vida, da Central Sicredi PR/SP.

No Paraná, os dois programas contam com a participação de 2.786 educadores e de mais de 40 mil alunos, de 426 escolas. “Ambos têm como objetivo disseminar a educação cooperativista para estudantes de ensino fundamental das escolas municipais”, explicou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que fez a abertura do evento, junto ao presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock.

O superintendente destacou a importância do ensino de valores no ambiente escolar para a construção da cidadania e da cultura da cooperação, lembrando que a base de uma sociedade sustentável não está na competição, e sim na cooperação.

Mais de 600 pessoas participaram do encontro. A Copagril foi representada por uma comitiva de 43 pessoas, dentre elas, assessores de Programas Sociais, professores, membros das secretarias de educação e um aluno, que representam os sete municípios parceiros do Programa Cooperjovem na área de atuação da Copagril: Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Guaíra, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Santa Helena.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento da 4ª edição da Revista Vida Cooperativa, produzida pelos dois programas.

Já no dia 31, os participantes foram contemplados com uma palestra sobre “A Educação na Sociedade do Conhecimento”, com o especialista em desenvolvimento humano, Eduardo Shinyashiki. Também teve rodas de conversa, e a feira de boas práticas, na qual os expositores puderam demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos, na escola, na comunidade, com as famílias, as ações conjuntas, com o objetivo de trocar experiências com os demais expositores.

 

Premiação

 

Na noite da abertura do evento, foram premiados os finalistas paranaenses do 7º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e do 6º Prêmio Nacional Professor Cooperjovem. Este ano, os organizadores receberam mais 60 redações e 30 projetos das cooperativas parceiras no Paraná. E dos três projetos e três redações que foram enviadas para representar a Copagril, dois projetos e uma redação conquistaram colocações entre os três melhores do Estado. Agora, os três vencedores de cada categoria concorrerão ao Prêmio Nacional.

“Analisando todo o rico material, tanto de alunos quanto de educadores, pudemos notar o quanto os técnicos, nossos coordenadores do programa nas cooperativas, se empenham para fazer do Cooperjovem uma ação que realmente contagia as pessoas com a cultura da cooperação”, comentou a coordenadora do Cooperjovem no Paraná, Fabianne Ratzke. “Esta premiação, em âmbito estadual, é muito mais que um trabalho ou projetos de sala de aula. É a comprovação da dedicação e comprometimento de educadores que sonham com um mundo melhor para todos e fazem a sua parte para transformar esse sonho em realidade”, destacou.

Os projetos da Copagril premiados foram: em 2º lugar do Paraná, ficou o projeto: O Cooperativismo quebrando paradigmas, elaborado pela professora Ines Vogt, da Escola Presidente Médici, de Entre Rios do Oeste e o 3º lugar, foi conquistado pelo projeto Cooperando por um mundo melhor, elaborado pela professora Andreia Bach, da Escola São João Batista, de Novo Três Passos.

No 7º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, o segundo lugar foi conquistado pelo estudante Kaio Victor Rodrigues da Rosa, da escola Dona Leopoldina, de Quatro Pontes, com a redação “Água: além de matar a sede é fundamental para a vida na terra”. Agora eles estão concorrendo em nível nacional.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens