Notícias

No verão, suínos precisam de reforço na ração e ambiente refrescado

Compartilhar

O calor e a baixa umidade exigem cuidados para que a saúde dos animais não seja afetada. Um suíno adulto, por exemplo, consome cerca de 6 mil calorias por dia. Nos períodos quentes, os animais tendem a comer menos e, desta forma, a ração precisa de reforços para que contenham a quantidade calórica necessária. "É necessário fornecer alimentos que tenham baixa produção de calor no corpo do animal, adicionando uma fonte de óleo, vegetal ou animal, para aumentar o nível energético do alimento", orienta o encarregado técnico do fomento suínos da Copagril, Osni Tessari.

Os produtores precisam se preocupar também com o ambiente onde estão os suínos, para evitar o estresse com as altas temperaturas. “Indicamos a utilização de nebulizadores, ventiladores, exautores e até molhar os suínos para amenizar o calor que sentem”, explica Osni. O tamanho das baias também precisa ser adequado. “São cerca de 2 a 2,5 m² por animal adulto para as baias de gestação. Na creche, são 3 leitões por metro quadrado, e os suínos em crescimento e terminação precisam de 1,2 m² cada um”.

Os animais estarão prontos para o abate quando chegam aos 5,5 meses e pesam cerca de 120 kg. Já para a reprodução, a fêmea deve ter cerca de 8 meses e pesar entre 135 e 140 kg. De acordo com Osni, os cuidados técnicos são importantes, mas a relação dos seres humanos com os animais também é valiosa e reflete na qualidade da carne. “O profissional tem que ter experiência na área e gostar do animal, para que essa interação seja positiva”, finalizou.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens