Notícias

Copagril inova e inicia curso de formação profissional cooperativista

Compartilhar

A Copagril foi escolhida para receber o projeto-piloto do Programa de Certificação para Conselheiros de Cooperativas. É a primeira cooperativa paranaense do ramo do agronegócio a receber o curso, desenvolvido em parceria com o Sescoop/PR e o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), que é conveniado a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O primeiro módulo foi iniciado nesta quarta-feira (23), no centro administrativo da Copagril, do qual participaram 42 associados líderes. Ao todo, serão oito módulos, todos aplicados com o objetivo de desenvolver as competências e conhecimentos dos membros de conselhos da cooperativa, proporcionando uma visão estratégica na tomada de decisões.

“Temos que ter cada vez mais pessoas preparadas para as atividades da cooperativa. Por isso, estamos oportunizando ao nosso quadro social a profissionalização”, destacou o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, durante a abertura do curso. Segundo ele, a Copagril tem muitos associados preparados para ocupar cargos na cooperativa, mas o curso é um acréscimo. Além do conhecimento que todos têm relacionado à cooperativa e ao cooperativismo, o curso agrega aprendizados que podem ser usados para uma boa gestão, seja no futuro da cooperativa ou na vida pessoal.

Quem também participou da abertura foi o vice-presidente da ISAE/FGV, Roberto Pasinato, que falou a respeito deste projeto inovador. “Cada vez mais, num mercado extremamente competitivo, todos os conselhos passam a ter um papel fundamental. É preciso que os membros tenham uma visão de mercado, de planejamento estratégico, de questões financeiras e legais, e estes são alguns tópicos do treinamento. O curso dará subsídio para que os membros dos conselhos possam cada vez mais desempenhar este papel estratégico dentro da organização”, salientou.

No módulo de hoje, foi abordado o cooperativismo, pelo gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. Ele apresentou a origem e a história do cooperativismo, valores, princípios, fundamentos doutrinários e outros aspectos que fazem do cooperativismo um modelo de desenvolvimento econômico e social.

Outro tema foi a autogestão, com o gerente de monitoramento e autogestão do Sescoop/PR, Gerson José Lauermann. “Nossas cooperativas são personagens principais na economia regional e do estado, precisamos preparar as cooperativas para enfrentar o dia a dia do mercado e todos devem estar preparados para isso”, enfatizou.

O módulo continua amanhã (24), com o tema direito cooperativo, com Paulo Roberto Stroberl.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens