Notícias

Workshop reforça boas práticas de fabricação na unidade de rações de Entre Rios

Compartilhar

Com o objetivo de promover ações para cumprir a Política da Qualidade e Segurança de Alimentos, a Unidade Industrial de Rações (UIR) da Copagril, de Entre Rios do Oeste, realizou o primeiro Workshop de Boas Práticas de Fabricação (BPF), de terça (15) a quinta-feira (17). Foram três dias para os funcionários reciclarem e melhorarem o entendimento das boas práticas.

A primeira palestra, com o tema “Mudar é preciso”, foi proferida pela assessora de cooperativismo, Cremilde Andreolli. Ela ressaltou a importância da mudança e passou informações sobre a cooperação: “é a melhor forma de alcançar objetivos”, afirmou.

Já na quarta-feira (16), a palestra foi sobre a “Influência do processo produtivo na qualidade da ração”, com a nutricionista e responsável técnica das UIRs da Copagril, Franciele Navarini Giacobbo. O objetivo foi sensibilizar os funcionários da importância do trabalho de cada um, ou seja, como sua função pode interferir na qualidade final da ração. Ela abordou a interferência dos processos sofridos desde a formulação, compra de matéria-prima, recebimento, armazenagem, dosagem, moagem, mistura e expedição. “Devemos ser eficientes, responsáveis e comprometidos para que a ração que foi formulada seja produzida e chegue ao animal, mantendo a proposta inicial, com a garantia das especificações”, explicou.

A palestra de encerramento, no terceiro dia de workshop, foi “A importância das boas práticas de fabricação”, com a encarregada do controle de qualidade da UIA, Aline Bersch. Ela abordou os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição. O objetivo é manter a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal.

Conforme o gerente do departamento pecuário, Udo Herpich, a Copagril zela pela qualidade de todos os produtos. “Os treinamentos e cursos são realizados para incentivar aos funcionários a prática dos bons hábitos, que influenciam na manutenção e nas certificações de qualidade”, enfatizou.

Além das palestras, teve exposição de materiais representando perigo aos alimentos, informações de hábitos saudáveis e alertas de prevenção, tudo para zelar pela qualidade na produção.

Com a grande participação de funcionários das áreas de produção, administração e transporte de rações, o objetivo proposto pelo primeiro BPF na unidade foi cumprido. Isto pode ser evidenciado com uma maior consciência e adoção de atitudes que garantam a produção dentro dos requerimentos de boas práticas de fabricação.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens