Notícias

Atenção especial aos tratos culturais

Compartilhar

O plantio, tanto do milho quanto da soja, já está praticamente todo concluído na área de atuação da Copagril do Paraná. “Isto nos coloca, possivelmente, como a primeira região do país com o plantio de verão concluído”, relata Edimar Oswald, engenheiro agrônomo da cooperativa.

Segundo ele, a soja implantada no início do zoneamento agrícola apresentou boa emergência, salvo algumas falhas devido a formação de crosta compactada do solo, ocasionada pelas fortes chuvas após o plantio. Se as condições climáticas continuarem favoráveis, tudo indica que os plantios realizados na segunda fase, entre os dias 5 e 12 de outubro, que representa aproximadamente 50% da área implantada, terão uma emergência muito boa.

Edimar explicou que durante o mês de setembro e no início de outubro, quando as temperaturas estavam mais baixas, o desenvolvimento inicial das plantas foi dificultado, principalmente na cultura do milho. Foi verificado um desenvolvimento mais lento das plantas e danos maiores de pragas na cultura tanto na parte aérea da planta como também pragas de solo, mesmo onde foi utilizada a tecnologia BT. Isto se justifica pelas altas pressões das pragas, aliadas ao clima desfavorável. Como consequência, as plantas não produziram suficientemente a proteína que causa a resistência e a tolerância às lagartas. “Além disso, é possível que haja alguma resistência de algumas espécies a essa tecnologia”, explicou Edimar.

A recomendação técnica é para que, assim que seja constatada a presença de pragas nas culturas, o produtor realize a aplicação de inseticidas específicos, preferencialmente com ação fisiológica na fase de raspagem na cultura do milho (fase inicial), que dá uma maior proteção residual e é mais seletivo para os inimigos naturais da praga. O engenheiro agrônomo orienta ainda sobre a importância de fazer uma boa cobertura nitrogenada na cultura do milho, visto que a planta bem nutrida se desenvolve melhor e tem mais resistência natural.

“Com o clima favorável que temos e que está previsto para os próximos dias, com chuvas abundantes, deveremos observar a recuperação de todas as lavouras de milho e de soja”, finalizou Edimar.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens