Notícias

Copagril adere ao Outubro Rosa

Compartilhar

O autoexame é uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer de mama. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre isso, no mês de outubro, é realizado o movimento mundial de mobilização de prevenção, conhecido como Outubro Rosa.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres brasileiras, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. Portanto, a conscientização para que mulheres de todas as idades façam o autoexame e identifiquem qualquer sintoma que possa vir a ser um tumor é essencial. Outra forma de prevenção é a mamografia, exame que deve ser realizado anualmente, principalmente a partir dos 40 anos.

As Mulheres da Copagril

A Copagril, mais uma vez, apoia o movimento, incentivando todos os funcionários a usarem, durante o mês de outubro, as camisetas personalizadas da campanha “Um Toque Pela Vida”, como uniforme.

Por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do centro administrativo, foi realizada uma palestra com a ginecologista e obstetra Malka Sokol. “O objetivo do outubro rosa é diminuir os casos avançados. A detecção precoce não impede que o câncer exista, que ele atinja a mulher, mas impede ele de se desenvolver, fazendo com que fique mais fácil enfrentá-lo e conseguir a cura”, explicou a médica.

Malka explicou que é necessário estar atenta para as modificações na região dos seios. “Para isso, vocês devem se conhecer bem, se observar, ser capaz de notar qualquer diferença que surja no corpo. Uma mulher que não se conhece, não nota essas diferenças e demora mais para descobrir a doença”, recomendou. Além de buscar pelos “carocinhos” na hora do autoexame, as mulheres devem estar atentas para a assimetria das mamas, retração de um dos seios quando a mulher levanta os braços, secreções escuras, amareladas ou esverdeadas, pequenas feridas, casquinhas e aparência de casca de laranja.

“O câncer de mama tem grandes chances de cura, mas, para isso, precisa ser descoberto com antecedência. Por isso o exame de toque, que pode ser feito de mês em mês, gratuitamente. Se um nódulo ou outro sinal for encontrado, a mulher deve procurar imediatamente o médico. Só assim muitos casos serão diagnosticados a tempo e serem curados rapidamente”, orientou a médica.

Além dela, duas mulheres que fazem parte da campanha em Marechal Cândido Rondon deram seus depoimentos. Uma delas enfrentou a doença e está curada há vários anos, enquanto a outra, aos 29 anos, está concluindo o tratamento, mas já comemora uma batalha vencida. Por fim, a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Carla Rieger Bregoli, também falou sobre a campanha e reforçou a importância do autoexame.

Fuja do risco, mulher

De acordo com a médica Malka, alguns aspectos podem favorecer o aparecimento da doença. Se você se enquadra em muitas das características abaixo, deve ter atenção redobrada:

- menarca (primeira menstruação) antes dos 11 anos;

- não tem filhos ou engravidou pela primeira vez depois dos 30 anos;

- tem histórico de câncer de mama na família;

- tem excesso de gordura corporal ou apresenta quadro de obesidade;

- é fumante e consome bebidas alcoólicas com frequência;

- faz tratamento com hormônios;

- tem mais de 50 anos;

- entrou na menopausa com menos de 45 anos;

- tem uma alimentação desequilibrada;

- foi exposta a radiação.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens