Notícias

Temperaturas elevadas exigem cuidados para manter os animais hidratados

Compartilhar

As temperaturas quentes se aproximam e, com elas, aumenta a necessidade de manter os animais bem hidratados. Conforme a responsável técnica pela produção das Rações Copagril, Franciele Navarini Giacobo, a água é um dos nutrientes mais importantes para a sobrevivência de todo o tipo de ser vivo. É a principal substância que compõe o corpo dos animais e representa, em média, 75% do peso vivo.

Apesar da importância da água na produção animal, este assunto nem sempre é levado a sério. Mas para garantir a qualidade da água e consequentemente o bem-estar animal, existem alguns cuidados essenciais que o produtor deve tomar:

- As fontes e minas de água devem ser isoladas, para evitar o acesso de animais e a proximidade com áreas de cultivo;

- Não deixe caixas d’água sem tampa. Elas devem ficar em local protegido e sombreado;

- Realize limpeza das caixas d’água no intervalo de cada lote, lavando com detergentes neutros e eliminando todas as possíveis fontes de contaminação;

- O encanamento deve ficar enterrado ou sob uma sombra, para que a água chegue até os animais na temperatura adequada;

- Utilize pastilhas de cloro na caixa d’água, de acordo com a recomendação do técnico pecuário, para eliminar bactérias que causam doenças;

- Duas vezes ao ano devem ser feitas análises microbiológicas e a análise química uma vez por ano. Normalmente, os órgãos de tratamento de água ofertam este serviço.

Tomando estas medidas preventivas, evitam-se perdas na produção animal, principalmente pela redução dos problemas de diarreia e outros transtornos digestivos, que interferem diretamente na conversão alimentar.

Além disso, a água também é muito importante no período de calor para a redução do estresse calórico, que frequentemente causa perda de desempenho e algumas vezes a morte dos animais. Em dias de temperaturas muito elevadas, pode-se adicionar barras de gelo nas caixas d’água e de nebulização, reduzindo a temperatura e estimulando o consumo.

Os animais apenas consomem seus alimentos quando têm água de qualidade e em temperatura adequada, em torno de 20 ºC. A falta de água, ou em temperatura elevada, fazem com que o animal não beba e, automaticamente, deixe de se alimentar.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens