Notícias

Área técnica orienta sobre o plantio de soja

Compartilhar

Com a cultura de milho praticamente toda implantada na área de ação da Copagril, agora o plantio de soja segue em ritmo acelerado. Até o momento, mais 50% já está semeado e o restante deve ser finalizado nos próximos 20 dias.

Mas devido as chuvas dos últimos dias, o engenheiro agrônomo da Copagril, Edimar Oswald, da Copagril, alerta sobre os cuidados na hora do plantio. “Mesmo sabendo que a chuva foi importante para a boa emergência das áreas já implantadas, é preciso que o produtor dê uma atenção especial a umidade. Em excesso, pode causar compactação do solo, embuchamento, formação de crostas, e isto dificulta a emergência das plantas, pode formar bolhas de ar - que é a falta de contato do solo com a semente, provocando má germinação ou desuniformidade”, frisou.

Edimar destaca que o plantio é uma das etapas mais importantes na condução de uma lavoura. “É necessário o máximo de cuidado para que o haja uniformidade e uma população de plantas ideal”.

O agrônomo relata que é importante utilizar inoculantes com as sementes. “Até o dia 15 ou 20 deste mês, considera-se a melhor época de plantio para a maioria das variedades de soja na nossa área de ação. Por isso, não há necessidade de se precipitar e plantar numa condição não adequada de solo. É previsto que neste final de semana sejam intensificados os plantios”, ressaltou.

Tratos culturais milho

Conforme Edimar, a soja ainda não emergiu, mas tem muitas áreas de milho em que o produtor já pode e deve fazer alguns tratos culturais. Um deles é a cobertura nitrogenada nos plantios feitos no início de setembro. “Existem várias fontes de nitrogênio, como as ureias, os sulfatos, e outras fontes com o nitrogênio protegido, o que evita a perda por volatilização e lixiviação, com ação mais lenta no início, o que permite a cobertura antecipada”, explica. O nitrogênio é o nutriente mais importante na cultura do milho em termos de extração e responde diretamente no aumento da produtividade. A partir do 3º ao 6º par de folhas a cultura define seu potencial de produção, que é o tamanho da espiga, número de fileiras da espiga e o peso dos grãos. Por isso é importante que a planta esteja bem nutrida nesta fase.

Ainda segundo o agrônomo, na cultura do milho foi verificada a ocorrência de pragas, como o trips e lagartas. “O frio retardou um pouco o crescimento do milho, e o efeito da praga aumentou. Mesmo que a maioria do milho seja BT, ou seja, tolerante às lagartas, em situação de alta pressão há a necessidade de um complemento no controle”, afirma.

O produtor que tiver dúvida deve fazer contato com a assistência técnica, que fará a recomendação mais adequada em termos de produtos e momento de aplicação.

Texto: Comunicação Copagril e Fotos: Divulgação

Galeria de imagens