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Entidades se unem para aumentar consumo de carne suína no Brasil

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A comercialização de carne suína no Brasil ainda é inferior à dos Estados Unidos e alguns países europeus, apesar de os brasileiros estarem entre os maiores produtores do mundo. Enquanto no exterior o consumo chega a mais de 30 quilos por ano, no Brasil, este número gira em torno de 15,6 quilos.

Com o propósito de elevar o consumo nacional da carne suína para 18 quilos por pessoa até 2015, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança hoje (2), a Semana Nacional da Carne Suína, que segue até o dia 16. A iniciativa faz parte de uma das ações estruturantes do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo ampliar a compra do produto para promover a sustentabilidade do setor.

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Em 2012, foi responsável por cerca de 3,5 milhões de toneladas da carne, das quais 85% foram vendidas no mercado interno e 15% exportadas. O setor gerou US$ 1,5 bilhão em divisas e um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 8 bilhões.

“Em pouco mais de três anos, a iniciativa contribuiu para aumentar em 2,6 quilos o consumo deste tipo de carne por pessoa no Brasil”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

De acordo com ele, combater a ideia de que a carne suína faz mal à saúde, ressaltar os benefícios e apresentar melhor o produto ao consumidor são os caminhos para a expansão do mercado.

Texto: suinoculturaindustrial.com.br e Fotos: Divulgação

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