Notícias

A importância da ambiência na suinocultura

Compartilhar

Seja inverno ou verão, a temperatura do ambiente dos suínos deve estar agradável para que eles se desenvolvam bem. “O primeiro ponto que tem que dar ênfase na ambiência é a temperatura”, destacou o consultor técnico da Nutron Alimentos, Tiago José Mores.

Segundo Mores, na suinocultura existem diferentes fases e idades dos animais, e para cada idade e fase tem uma temperatura adequada. “No setor de gestação, o ideal é que a temperatura do ambiente esteja entre 16 e 20 graus, que são temperaturas que proporcionam o conforto das fêmeas”, ressaltou.

Já na maternidade o desafio de manter a temperatura ideal para a fêmea e os leitões é maior. “São dois animais de diferentes fases, a fêmea e o leitão no mesmo lugar, na qual a ambiência para a fêmea deve estar entre 16 e 20 graus, e para os leitões entre 30 e 32 graus”, explicou. Mas para que a temperatura fique agradável para a fêmea, é indicado o manejo de cortinas, e com o auxílio de um termômetro o produtor deve acompanhar a temperatura diariamente. O ideal é a instalação de termômetros de máxima e mínima, para verificar como se comportou a temperatura durante a madrugada, que é o período mais frio, para ter um controle e, se precisar, tomar medidas para corrigir essa temperatura.

Para o leitão é indicado o uso do escamoteador, mas o técnico alerta que o suinocultor deve se atentar à potência das lampadas usadas, o indicado é que as mais fortes e potentes sejam usadas durante o inverno, e as lâmpadas mais fracas no verão, até mesmo por questão de economia de energia elétrica.

Outro modelo que existe é a climatização por pressão negativa, que é um sistema mais avançado, com mais tecnologia, onde existem exaustores que climatizam todo o ambiente dentro da maternidade, porém, o ambiente favorece mais a temperatura para a fêmea do que para os leitões, por isso o criador precisa dar bastante atenção quanto a temperatura para os leitões, podendo ser usado o escamoteador.

Outra op̤̣o ̩ o sistema parecido com a presṣo negativa, mas ̩ um sistema com tubos com ar refrigerado, que possui um painel evaporativo que reduz a temperatura do ar, e depois esse ar ̩ direcionado exclusivamente para nuca da f̻mea, gerando uma sensa̤̣o t̩rmica melhor para ela, sem interferir em todo o ambiente, beneficiando assim as duas categorias Рa f̻mea e os leit̵es.

Vale lembrar que o animal se sentindo confortável, terá um desempenho melhor, e por isso, a ambiência faz muita diferença na atividade suína.

Texto: Comunicação Copagril e Fotos: Divulgação

Galeria de imagens