Notícias

Como fazer um bom plantio de soja

Compartilhar

Para realizar um bom plantio de soja, não basta escolher uma boa semente e esperar a época adequada. De acordo com o engenheiro agrônomo Edimar Oswald, da Copagril, há outras características que interferem diretamente na germinação e no desenvolvimento da planta.

Em primeiro lugar, deve se observar a umidade do solo. Se estiver muito úmido, pode causar embuchamentos, compactação ou formação de crosta. Quando não existe a aderência correta entre a semente e a terra, se formam espaços vazios ou bolhas de ar, o que causa a má germinação da semente, ou uma emergência irregular. No sistema de plantio direto, por exemplo, a semeadura deve ser feita a partir do 3º dia após uma chuva de mais de 40 mm.

A profundidade das sementes deve ser entre 5 e 6 cm. Somente as variedades maiores podem ser um pouco mais aprofundadas, porque precisam de mais água para iniciar a germinação. Já o número de sementes e o distanciamento entre elas varia de acordo com as recomendações da empresa responsável. No plantio antecipado, o número de sementes pode ser um pouco maior, visto que o crescimento da planta será menor e uma população mais abundante seria positiva para estimular o crescimento devido a competição pela luz solar. Nos plantios em períodos normais (outubro), o excesso de plantas deve ser evitado, para que não haja acamamento e fique mais difícil realizar manejos de controle de pragas e doenças.

Na hora de aplicar o fertilizante, é necessária muita atenção. Ele deve ser colocado abaixo ou ao lado da semente, nunca na linha dela, principalmente os com alto teor de potássio, porque podem aumentar o teor de salinidade e causar a morte da futura planta. Além disso, é necessário utilizar um inoculante específico no momento do plantio. Eles são importantes aliados para aumentar a fixação do nitrogênio que está na atmosfera na planta, melhorando a nodulação e, em consequência, a produtividade.

É muito importante que o produtor conheça as características da semente escolhida, como o percentual de germinação. Desta forma, saberá tomar as melhores decisões para o seu caso. Edimar recomenda que o plantio seja feito com as sementes já tratadas, principalmente com fungicida. Isto garante ao produtor mais segurança de emergência da semente, mesmo em condições não tão favoráveis.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens