Notícias

Plantio de soja na região começa, oficialmente, neste sábado

Compartilhar

Terá início, no próximo sábado (21), o zoneamento oficial para o plantio de soja em toda a região oeste do Paraná. O engenheiro agrônomo Edimar Oswald, da Copagril, explica que o zoneamento agrícola é baseado em estudos acerca de séries históricas climáticas diárias de, no mínimo, 15 anos, realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As informações são fornecidas ao Ministério da Agricultura, que elabora um calendário de plantio por tipo de solo e cultivar, para cada município.

Conforme Edimar, neste ano, mais uma vez houve a possibilidade de antecipar o plantio em dez dias, para a maioria das variedades plantadas na região. A antecipação foi do dia 1° de outubro para 21 de setembro, ou seja, o mesmo período do ano passado.

Edimar explica que o plantio antecipado da cultura da soja é feito, principalmente, visando o plantio da segunda safra em uma época melhor, além de evitar uma possível estiagem no início do ano, o que é comum na região. Entretanto, nem todas as variedades liberadas são viáveis, porque podem apresentar redução do tamanho da planta, o que dificulta a colheita. “No momento do plantio, é preciso avaliar muito bem o clima. Perspectivas de frio na fase inicial da cultura podem interferir no crescimento”, destacou o agrônomo.

“É fundamental o produtor seguir as orientações do assistente técnico que atende a propriedade e do detentor da variedade que pretende plantar, principalmente da Coodetec, Embrapa, Syngenta, Brasmax e Tropical Melhoramentos Genéticos (TMG)”, alertou Edimar. Estas empresas têm recomendações específicas da melhor época de plantio para cada região, que devem ser seguidas. Para complementar, o produtor poderá se utilizar de uma ferramenta disponível em todas as unidades da cooperativa, que são os resultados dos Dias de Campo desenvolvidos na Estação Experimental.

“É preciso conciliar a melhor época de plantio para a cultura de verão com a possibilidade do plantio na melhor época para a segunda safra, principalmente os produtores que queiram plantar milho safrinha”, destacou. Planejar a época da implantação é uma forma de evitar perdas, principalmente se houver frio e geada intensos.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens