Notícias

Rentabilidade na atividade leiteira

Compartilhar

A responsabilidade da rentabilidade na atividade leiteira, em muitas propriedades, é atribuída às vacas em lactação. Isto porque, na maioria das propriedades da região, as receitas da atividade são provenientes da venda do leite. A vaca deve produzir para pagar despesas relacionadas com a produção, manutenção de animais, gastos com investimentos e garantir sobras para cobrir depreciações, remunerar o produtor, o capital e possibilitar lucro. Por isso, é necessário oferecer ao gado condições favoráveis para que possa cumprir esta importante missão.

A fim de produzir as matrizes, as vacas devem parir. Por isso é necessário que o manejo seja correto, com nutrição adequada, sem estresse e livres de doenças e parasitas.

Todas as propriedades devem ter um planejamento criterioso e controle de tudo que interfere no processo reprodutivo. A contribuição mais efetiva da vaca para a geração de receita ocorre quando o intervalo entre partos é de 12 meses e o período de lactação é de 10 meses, porque nesta situação a produção de leite por dia de intervalo entre partos se aproxima da produção por dia de lactação. A receita da produção de leite deve cobrir, também, o período em que a vaca está seca, porque as despesas da propriedade não cessam.

A capacidade de prover recursos para o sistema de produção, logicamente, depende do maior número possível de animais em lactação por ano. Quando o intervalo entre partos do rebanho é de 12 meses e o período de lactação é de 10 meses, 83% das vacas darão leite durante o ano.

Se as matrizes não apresentarem persistência de produção e derem leite por oito meses, como acontece com frequência com gado não especializado, somente 66% produzirão durante o ano e, assim, a capacidade de gerar receita diminui, e as vacas lactantes teriam que trabalhar para sustentar um volume muito grande de animais improdutivos.

Desta forma, se as vacas são responsáveis por grande parte da receita da propriedade, é essencial manter no rebanho uma elevada proporção de matrizes.

Reconhecer que as vacas em lactação são responsáveis pela geração de receita, pagamento das despesas e pelo sucesso da atividade leiteira nas propriedades, cria a consciência de que é necessário estabelecer condições para que o maior número de animais possa produzir. Por outro lado, a lactação é uma atividade esgotante, que consome muita energia. Por isso é necessária atenção especial, de acordo com os procedimentos de manejo, incluindo alojamento adequado, seguro, confortável, limpo, seco e com livre acesso à água limpa e alimento de qualidade.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens