Notícias

ACJC premia destaques em produtividade de soja e milho na safra 2025/2026

Compartilhar

Na última sexta-feira, a dedicação, o conhecimento técnico e o protagonismo dos jovens no campo foram reconhecidos durante a premiação do Concurso de Produtividade de Soja safra 2025/2026 e Milho safra 2026/2026 da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC).

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, e do diretor-secretário, Ademir Luis Griep, presidente da ACJC, Diego Knaul e a presidente da Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC), Ivete Schoffen, além de jovens cooperados, familiares, profissionais técnicos, empresas parceiras e associados.

A iniciativa reuniu jovens em uma jornada de aprendizado, acompanhamento técnico e aplicação de tecnologias nas propriedades rurais. O concurso tem como propósito despertar e fortalecer o interesse das novas gerações pela agricultura, ampliar o conhecimento técnico e estimular uma participação cada vez mais ativa dos jovens no campo.

De acordo com presidente da Copagril, “Mais do que reconhecer números de produtividade, este concurso valoriza o conhecimento, o comprometimento e a participação dos nossos jovens. São eles que estarão à frente das propriedades e do cooperativismo no futuro. Por isso, investir na formação e no protagonismo dessa nova geração é também investir na continuidade e no fortalecimento da Copagril”, destacou o diretor-presidente Eloi Darci Podkowa.

Ao longo da safra, os participantes conduziram áreas de soja e milho de forma orientada e monitorada, contando com o acompanhamento dos profissionais da área técnica da Copagril.

Os resultados demonstraram o potencial produtivo alcançado pelos participantes. Na cultura da soja, o primeiro lugar ficou com o CJC Flor da Serra, de Iguiporã, que alcançou 251,2 sacas por alqueire, utilizando a cultivar AS-3626 I2X Agroeste, defensivos corteva.

O segundo colocado foi o CJC Força Jovem, da Linha Ajuricaba, com 248 sacas por alqueire, enquanto o CJC Progresso Sem Fronteiras, de Pato Bragado, conquistou a terceira colocação, com 216 sacas por alqueire.

Já na cultura do milho, o destaque foi o CJC Progresso Sem Fronteiras, de Pato Bragado, que alcançou expressivas 307 sacas por alqueire, com a cultivar 501 VIP 3 Agroesta e defensivo Syngenta. Na segunda colocação ficou o CJC Força Jovem, da Linha Ajuricaba, com 283 sacas por alqueire, seguido pelo CJC Flor da Serra, de Iguiporã, com 270 sacas por alqueire.

Um dos diferenciais do concurso está justamente na avaliação dos participantes. Para a classificação geral, além da produtividade de soja e milho, foram considerados diversos critérios relacionados ao planejamento, à gestão e à execução dos projetos.

Entre os itens avaliados estiveram a apresentação do projeto técnico, análise de solo, registros fotográficos das aplicações de defensivos com utilização de EPI, participação e registros de plantio, Dia de Campo e colheita, planilha de custos, entrega da documentação dentro dos prazos e realização de trabalhos extras.

Na classificação geral, o primeiro lugar ficou com o CJC Força Jovem, da Linha Ajuricaba. O CJC Progresso Sem Fronteiras, de Pato Bragado, conquistou a segunda colocação, enquanto o CJC Esperança Jovem, de Campo Sales/Margarida, ficou em terceiro lugar.

Durante a programação, os participantes também tiveram acesso a conhecimento sobre um tema estratégico para o agronegócio. O palestrante Elvis Trevisan, trader de fertilizantes da Copagril, abordou o tema “Mercado de Fertilizantes no Cenário de Guerra”, trazendo informações sobre um assunto que impacta diretamente os custos de produção e as decisões dos produtores rurais.

A premiação também reconheceu a participação das empresas parceiras, profissionais técnicos da Copagril, famílias e associados que cederam áreas para a realização dos projetos, fundamentais para o desenvolvimento do concurso.

Ao incentivar o envolvimento das novas gerações, a ACJC e a Copagril fortalecem os valores do cooperativismo e contribuem para a formação de jovens preparados para dar continuidade às propriedades rurais e construir novos caminhos para a agricultura.

Galeria de imagens