Notícias

Copagril promove capacitação e dá início a nova turma do Cooperjovem

Compartilhar

A Cooperativa Agroindustrial Copagril está realizando, nesta semana, uma formação continuada para educadores das escolas participantes do Programa Cooperjovem.

Os encontros têm objetivo de aprimorar as metodologias já aplicadas e fortalecer os projetos desenvolvidos.

No primeiro dia, ontem, estiveram reunidos professores que já fazem parte do Cooperjovem e desenvolvem projetos de cooperação nas suas respectivas escolas.

Já no segundo dia, hoje, a capacitação está sendo voltada aos educadores que estão ingressando no programa.

A programação de atividades está sendo realizada, durante todo o dia, no Centro Administrativo da Copagril, em Marechal Cândido Rondon.

Para essa nova turma, este foi o primeiro de três encontros programados ao longo do ano, garantindo suporte contínuo e qualificação para os educadores. Os professores reunidos representam escolas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes.

Durante a abertura, o diretor-presidente da Copagril Eloi Darci Podkowa, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância do programa, reforçando seu compromisso com a educação e desenvolvimento da comunidade. “A educação cooperativista é um pilar fundamental na formação de cidadãos mais engajados e conscientes. O papel dos professores é essencial nesse processo, pois são eles que transmitem esses valores dentro da sala de aula”, enfatiza o diretor-presidente.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, Márcia Adriana Winter, também reforçou a relevância do programa. "O Cooperjovem traz temas essenciais que impactam toda a comunidade escolar. O aprendizado adquirido pelos alunos reflete diretamente na sociedade, promovendo mudanças positivas dentro e fora da escola", afirmou.

Para a instrutora do programa, Izabel Francelina Bento Calsavara, a metodologia tem evoluído nos últimos anos e conquistado grande aceitação entre os educadores. "Nosso foco é incentivar a cooperação e a prática de boas ações no ambiente escolar. Assim como as cooperativas funcionam com base no trabalho coletivo, buscamos ensinar aos alunos essa mentalidade, preparando-os para um futuro mais colaborativo", explicou.

Sobre o Cooperjovem

O Cooperjovem é um programa alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca, por meio da aprendizagem baseada em projetos e do engajamento da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. A Copagril desenvolve essa iniciativa em escolas municipais, direcionando aos quartos anos das escolas municipais de sua área de atuação, em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná).

Galeria de imagens