Notícias

Controle integrado de pragas contribui para eficiência no manejo da cultura da soja

Compartilhar

O controle de pragas é uma importante estratégia para garantir a produtividade, a qualidade dos alimentos e a sustentabilidade das práticas agrícolas.

As pragas, como insetos, roedores, fungos e ervas daninhas, podem causar danos significativos às culturas, comprometendo tanto a colheita quanto os processos de pós-colheita.

A adoção de estratégias eficazes de manejo, que combinam métodos biológicos, químicos e culturais, é fundamental para minimizar os prejuízos econômicos e evitar a resistência das pragas aos tratamentos.

Além disso, o controle integrado de pragas visa reduzir o impacto ambiental, preservando os recursos naturais e promovendo uma agricultura mais sustentável e segura.

O controle de pragas na cultura da soja, que tem como sua principal praga o percevejo marrom, ao longo das últimas safras vem trazendo grandes prejuízos aos produtores do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Os principais danos são: abortamento de vagens, abortamento de flores, grãos chochos, diminuição do peso de grão, retenção de haste verde em casos de ataques severos e redução drástica da produção.

Percevejos

O ataque de percevejos geralmente acontece logo no início do estágio reprodutivo da soja, momento de desenvolvimento das flores e vagens. Nesse momento é importante que os produtores apliquem estratégicas para combater os organismos nas três fases da praga em uma lavoura, ou seja, ninfas, ovos e adultos, o que indica que há um grande desequilíbrio da praga no talião. A intervenção tem que ser realizada antes se deparar com esta situação.

O manejo integrado de pragas e um bom senso técnico são ferramentas adequadas para o sucesso do controle, que depende também de uma boa amostragem e posicionamento de produtos certos com registro para a cultura.

Eficiência

O uso de adjuvantes e desalojantes vem maximizando a eficiência dos agroquímicos nas lavouras. Os adjuvantes aumentam a penetração dos agroquímicos na cultura.

Enquanto isso, os desalojantes promovem a movimentação da praga na lavoura, consequentemente uma maior contaminação do inseto com os agroquímicos.

A Copagril tem a melhor linha de agroquímicos para o sucesso da lavoura. Procure a unidade Copagril mais próxima e consulte o engenheiro agrônomo.