A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Mato Grosso do Sul juntamente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no último dia 15 de maio, o calendário informativo que estabelece o perÃodo de inÃcio e fim do vazio sanitário da soja para 2024.
Novo Calendário
O vazio sanitário da soja no Mato Grosso do Sul terá um dado único para todas as regiões, como aconteceu até a última safra.
Sob a fiscalização da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), o calendário desse ano do Vazio Sanitário terá o inÃcio no dia 15 de junho e o final no dia 15 de setembro.
Vazio Sanitário
O Vazio Sanitário visa a modernização o controle da ferrugem asiática e ajustar melhor o calendário de planejamento à s condições climáticas especÃficas de cada região do estado.
Durante o vazio sanitário, é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de evitar que uma planta se torne hospedeira do fungo "Phakopsora pachyrhizi", causador da ferrugem asiática, a principal doença da soja devido à sua severidade, disseminação, custos de controle e potencial de redução da produtividade.