Notícias

Manejo do solo, estruturação com resultados

Compartilhar

No dia 9 de agosto, os associados da unidade Copagril de São Clemente, em Santa Helena, Ilso Antonio Conte (Ico) e Paulo Nori Schneider completaram as etapas do Programa de Correção do Solo Copagril (ProSolo). O programa consiste numa ferramenta que mapeia detalhadamente a fertilidade do solo através de coleta e análise em diversos pontos da área cultivada. Isto possibilita um diagnóstico preciso, que resulta em uma adequada correção e adubação do solo.

Ico e Paulo aderiram ao programa na safra passada, realizando o mapeamento da fertilidade dos solo das lavouras. Na mesma safra, realizaram a correção com calcário calcítico dolomítico e fosfato a taxa variável. Já no último dia 9, completaram o programa, finalizando com a aplicação de gesso agrícola a taxa variável, conforme as indicações do mapeamento.

Ico afirmou estar satisfeito com o resultado. “Com o manejo realizado através da correção a taxa variável, o solo ficará uniforme e, a partir de agora, o resultado vai aparecer”, afirmou. Para ele, isto faz com que o solo se torne mais fértil e, consequentemente, mais estruturado, o que dá condições para que as culturas se tornem mais resistentes a intempéries, como a seca.

Para o gerente da unidade, Ademar Berwanger, as tecnologias hoje existentes permitem que se tenha um grande conhecimento das variabilidades encontradas entre as diferentes áreas da propriedade. Desta forma, a tomada de decisões é embasada em dados mais precisos. “Esta mudança na forma de fazer agricultura está tornando cada vez mais o produtor rural em empresário rural, porque ele passa a controlar melhor as áreas de produção das suas propriedades”, afirmou Ademar.

A área técnica agronômica da Copagril orienta os produtores para que realizem a coleta de solo para análise, com o objetivo de identificar a necessidade de correção. Segundo o setor agronômico, este é um período propício para este manejo, por ser um intervalo entre a colheita das culturas de inverno (milho safrinha/trigo/aveia) e a implantação das culturas de verão.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens