Notícias

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos nas Unidades

Compartilhar

Já estão definidas as datas de recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas a ser realizado durante o mês de abril, na área de ação da Cooperativa Agroindustrial Copagril, no Oeste do Paraná.

A primeira data será no dia 08 de abril, na Unidade Copagril de Sub Sede, em Santa Helena. Seguido por dia 09 de abril, nas unidades de Pato Bragado e Curvado, dia 10 de abril na unidade de Quatro Pontes, dia 12 de abril na unidade de São Roque, dia 17 de abril na unidade de Iguiporã e dia 19 de abril nas unidades de Mercedes e Nova Horizonte.

Confira a tabela completa abaixo.

A programação e recolha é realizada em parceria com a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa). Para realizar a devolução das embalagens, os agricultores devem ligar nas unidades da Copagril e agendar a entrega.

Conscientização

A Copagril conscientiza os agricultores e organiza o recolhimento em suas unidades durante o ano todo, com o trabalho sendo executado pela Ardefa. O trabalho de recebimento faz parte do Sistema Campo Limpo, que tem o objetivo de evitar o descarte inadequado das embalagens de defensivos agrícolas e impedir prejuízos à natureza e à saúde humana.
Após o recolhimento, as embalagens são enviadas para reciclagem ou para incineração em locais credenciados de acordo com o tipo da embalagem. Quando destinadas de maneira correta e recicladas, as embalagens podem virar tubulação para esgoto, embalagem para óleo lubrificante, caixa de bateria automotiva, conduíte, entre outros produtos.

Tríplice Lavagem

Uma das exigências para a devolução das embalagens é a realização da tríplice lavagem. Este procedimento consiste em lavar três vezes a embalagem vazia e, ainda, perfurá-la para inutilizá-la para outros fins. A água utilizada para isso deve ser despejada dentro do equipamento usado para aplicação do produto para ser aproveitada em futuras aplicações e jamais pode ser despejada no meio ambiente. Para lavar, a embalagem vazia deve receber água em até 25% da sua capacidade, ser tampada e agitada durante cerca de 30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido outras duas vezes e, por fim, a embalagem deve ser furada no fundo para ser inutilizada.

Galeria de imagens