Notícias

Equipes da Cipa e 5S realizam mutirão contra a dengue na Copagril

Compartilhar

Como forma de prevenção, as equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do 5S da Copagril se reuniram, na tarde de quarta-feira (07), para efetuar um mutirão contra a dengue, nos pátios do entorno do Centro Administrativo da Copagril, bem como da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), localizados em Marechal Cândido Rondon.

A equipe se engajou no trabalho de recolhimento de objetos que pudessem acumular água parada, ambiente propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo o presidente da Cipa ADM, Marlon Servelin, a realização do trabalho foi gratificante. “Fizemos o trabalho de coleta tanto nas áreas internas como externas da Copagril, inclusive várias pessoas enalteceram essa iniciativa, sinal de que estamos no caminho certo, e vamos continuar nos empenhando para desempenhar um trabalho cada vez melhor”, enfatizou.

A Copagril realiza esta mobilização contra a dengue todos os anos, visando prevenir a doença e colaborar com a sociedade.

No Paraná

Os casos de dengue no Paraná aumentaram quase 20 vezes nos dois primeiros meses de 2024 quando comparados com o mesmo período de 2023, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

No ano anterior, foram registrados 2.510 casos em janeiro e fevereiro. Este ano, no mesmo período, o número foi para 49.378.

A Secretaria de Estado da Saúde monitora as cidades com maior número de casos, porque o cenário epidemiológico muda muito rapidamente. Por esse motivo, todas as ações preventivas são importantes.

O boletim da Sesa desta semana indicou para o período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, a soma de 73.928 casos confirmados de dengue e 37 óbitos. Dentre as cidades paranaenses em situação de emergência estão Cascavel e Palotina. Em Toledo, já foi registrada uma morte por dengue.

Sintomas

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

A dengue pode provocar também: manchas no rosto, tronco, braços e pernas. Os pacientes podem ter ainda perda de apetite, náuseas e vômitos. O tratamento é sintomático.

Galeria de imagens