Notícias

Copagril alerta produtores rurais sobre os cuidados necessários com a eletricidade

Compartilhar

A Copagril faz alerta a todos, principalmente os produtores rurais, sobre os cuidados que devem ser tomados com a eletricidade. Sabe-se que além de proporcionar conforto e bem-estar às famílias no meio rural, a energia elétrica fornece, por meio de máquinas e equipamentos mais eficientes, maior comodidade e menor esforço físico nos trabalhos nas propriedades.

Apesar das diferentes formas de utilização e das inúmeras vantagens oferecidas ao homem, como toda fonte de energia, a eletricidade apresenta também uma série de riscos quando não utilizada corretamente, obrigando os usuários a tomarem algumas medidas de segurança para que possam evitar acidentes.

É importante que se dê atenção aos riscos com a eletricidade dentro e fora de casa. Seguem algumas dicas e cuidados que devem ser tomados nas áreas rurais:

 

Cercas elétricas - Para a instalação de cercas elétricas o recomendado é o uso de aparelhos eletrificadores que liberam a energia em pulsos, evitando que pessoas ou animais fiquem grudados nos fios e recebam toda a descarga elétrica. A aquisição do equipamento deverá ser feita em lojas especializadas. O produtor deverá ler com atenção o manual de instruções. Na sua instalação, coloque sinalizadores a cada 100 metros. Uma instalação mal feita poderá comprometer vida de pessoas e animais. Atenção: nunca ligue uma cerca diretamente na tomada, sem passar pelo gerador de pulsos! Pode ser fatal em caso de acidentes!

As cercas divisórias de propriedades ou separadoras de pastagens, quando embaixo de redes elétricas, devem ser aterradas.

 

Pomares e irrigadores – Cuidado para não encostar-se à rede elétrica quando subir em árvores para colher frutas ou para fazer podas. A colheita de frutas com varas e cestos também deve ser conduzida com atenção quando próxima de redes elétricas. Além do risco de encostar-se aos fios, um galho pode entrar em contato com a fiação e aumentar as chances de choque elétrico. O cuidado também vale para equipamentos de irrigação. Não deixe que os jatos de água dos irrigadores atinjam os fios elétricos.

 

Tratores e máquinas - Mantenha distância da rede elétrica ao manobrar pulverizadores, colheitadeiras e outros equipamentos. Verificar se a altura dos equipamentos não compromete a segurança de trânsito por debaixo de redes elétricas e se notar que alguma rede tenha cedido, comunique imediatamente a concessionária. Não estacione o maquinário agrícola, tratores e caminhões em baixo da rede elétrica. Atenção também com cabos de sustentação. Eles seguram os postes no lugar e se forem rompidos podem danificar a rede e causar outros acidentes. Se contratar alguém para operar seu maquinário que não conheça a área e não sabe onde passam os fios da rede elétrica, é importante que o proprietário oriente o operador e acompanhe o trabalho para evitar acidentes. Uma dica importante é sinalizar os estais (estirantes ou rabichos) das estruturas existentes na propriedade.

 

Queimadas – As queimadas a céu aberto, de qualquer natureza, são proibidas. Se ocorrer embaixo de uma rede elétrica podem comprometer as estruturas, rompimento de cabos, curtos-circuitos, oferecendo perigo aos usuários.

 

Fios caídos – Nunca se aproxime e toque em cabos elétricos caídos na propriedade. Se encontrar algum, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avise a concessionária de imediato. Caso o animal tenha sido atingido por um cabo de energia, não tente remover o animal sem antes ter certeza de que a energia foi interrompida no condutor que estiver em contato com esse animal.

 

Manutenções e antenas - Sempre que precisar fazer alguma manutenção interna, desligue o disjuntor ou a chave geral. Antenas de TV e materiais similares também devem ser instalados longe dos cabos elétricos.

 

São muitos acidentes que podem ser evitados tomando essas medidas preventivas. Na área rural, muitas vezes os acidentes com eletricidade ocorrem por distração ou descuido. O agricultor, por exemplo, sai com o trator com as barras do pulverizador levantadas, não dando atenção adequada onde está a rede elétrica e acaba atingido.

Por isso, tenha o máximo de cuidado ao trabalhar próximo a redes elétricas. Previna-se e não tenha desconfortos.

O uso do princípio da precaução é fundamental para a segurança pessoal e coletiva em qualquer circunstância envolvendo energia elétrica.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens