Notícias

Silagem de qualidade melhora a nutrição animal e potencializa a conversão em carne e leite

Compartilhar

O sucesso na atividade pecuária depende de uma série de fatores e a nutrição animal é um dos pilares mais importantes para alcançarmos este objetivo.

A silagem é uma das alternativas de conservação e estocagem de forragens e sua utilização na nutrição animal de ruminantes já é bem difundida e praticada por muitos produtores.

Conforme a nutricionista da Copagril, Monique Bayer, a qualidade da silagem interfere na conversão alimentar e, consequentemente, na produção de carne e leite, refletindo diretamente no resultado econômico e na lucratividade da propriedade.

Segundo o Volmir Mocelim, representante da empresa PradoSilo, fornecedora da Loja Agropecuária Copagril, o uso de inoculantes melhora a estabilidade aeróbica da silagem, de modo que o uso do produto permite uma vida útil maior do material ensilado após a abertura do silo.

Muitas práticas são necessárias para produzir uma silagem de qualidade. Dentre elas, está o uso de inoculantes – aditivos que aceleram o processo fermentativo, a estabilidade do pH e a preservação da silagem.

O uso de inoculantes ainda reduz perdas de forragem nas laterais e cobertura do silo, portanto, representa mais disponibilidade de alimento na propriedade para ser aproveitado pelos animais.

De acordo com Ana Zeni, médica veterinária da empresa Basso Pancotte, fornecedora das lojas Agropecuárias Copagril, o uso correto do inoculante permite a redução do PH, ajuda no processo de fermentação, reduz a proliferação de fungos e leveduras maléficas para a fermentação, diminui a formação de gases e ácidos indesejáveis, e proporciona estabilidade aeróbica após a abertura do silo.

Na visão dela, todas as etapas da produção de silagem são importantes. “A utilização de inoculante não anula todo o resto do processo. É preciso fazer o corte com teor de matéria seca ideal, se atentar ao tamanho do corte de partículas a uma compactação bem-feita e uma correta vedação, feita com lonas de qualidade”, complementa.

Em relação ao uso de lonas, a veterinária afirma que é necessário que o produtor use lonas resistentes para evitar o rompimento ou então a entrada de água ou ar, pois assim todo o processo pode ser prejudicado e a qualidade da silagem ficar comprometida.

Segundo a profissional, o uso de inoculantes ao longo do processo de silagem proporciona um ótimo custo benefício, pois com apenas uma embalagem de 200 gramas é possível tratar até 100 toneladas de silagem.

Oportunidade

As Lojas Agropecuárias Copagril atualmente trabalham com dois fornecedores de inoculante, sendo eles a Basso Pancotte e a Prado.

A Basso Pancotte fornece um inoculante que pode ser utilizado em todos os tipos de silagem, possui 8 tipos de bactérias, apresenta um complexo enzimático e é liofilizado. Já os inoculantes da Prado, podem ser utilizados em silagens de pasto, sorgo, trigo, milho, grãos úmidos e reidratado.

Atualmente, as Lojas Agropecuárias Copagril estão com promoção de inoculantes: 10% de desconto no pagamento à vista ou 8% no pagamento a prazo.

Na compra do inoculante nas Lojas Agropecuárias Copagril o produtor também ganha desconto na lona preta ou branca Lonax. São 7% de desconto nas compras à vista, ou então condições especiais na compra a prazo, com possibilidade de pagamento para 30, 60 ou 90 dias.

Para aproveitar essa promoção, basta entrar em contato com um seu atendente na Loja Agropecuária Copagril mais próxima. A promoção vai até o dia 12 de janeiro de 2024.

Galeria de imagens