Notícias

Cooperjovem: professores se reuniram para apresentação de projetos e encerramento do cronograma 2023

Compartilhar

Na última sexta-feira, dia 27, professores, coordenadores e secretários de educação se reuniram no Salão Social da AACC de Marechal Cândido Rondon para a apresentação dos projetos e encerramento do Programa Coooperjovem, oferecido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e desenvolvido pela Copagril ao longo do ano.

O encontro, que se estendeu ao longo da tarde e noite de sexta-feira, reuniu educadores das escolas de Marechal Cândido Rondon (PR), Quatro Pontes (PR), Pato bragado (PR), Guaíra (PR), Mercedes (PR) e Entre Rios do Oeste (PR).

O Cooperjovem trabalha com alunos do 4º ano das escolas municipais e está alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo, através da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista e empreendedora.

De acordo com a capacitadora do Sescoop/PR, Isabel Bento, além da educação cooperativista, são trabalhados outros pilares do cooperativismo, como, educação ambiental e empreendedora. “Essa é a intenção das cooperativas, disseminar os ideais da cooperação, a forma de se unir e construir projetos coletivos para o bem comum e de uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, ressalta.

Os programas desenvolvidos nas escolas contribuem para o desenvolvimento dos alunos, das escolas, dos pais e das comunidades, pois, além de trabalharem os princípios do cooperativismo aborda outros assuntos como a formação humana, a união e coletividade.

Isabel ainda ressalta a importância do trabalho do professor durante o desenvolvimento dos projetos. “O programa exige do professor um perfil diferenciado, eles precisam estar alinhados com o que existe mais moderno em termos de metodologias ativas, e o mais importante, eles precisam estar dispostos a levar seu aluno para a reflexão”.

Estes pontos, quando trabalhados com os alunos, se transformam em realizações e ações dentro da própria escola.

Ao longo de 2023 e com a nova metodologia aplicada no programa, observou-se uma grande evolução nos alunos e nas escolas. “Neste ano tivemos muitos projetos maravilhosos. Os professores e alunos estão mais engajados e conseguindo transparecer isso para as comunidades, que estão mais participativas”.

Para a Copagril o Programa Cooperjovem é um pilar essencial para o desenvolvimento e disseminação do cooperativismo, da educação e da união entre a comunidade. Promover o programa nas escolas, ajudando as crianças a se desenvolverem e se tornarem cidadãos capacitados e com conhecimento é o que nos move.

Galeria de imagens