Notícias

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS EM BAIXA VAZÃO

Compartilhar

Associados da Copagril recebem treinamento sobre os procedimentos de aplicação

 

Foi realizado no dia 28/03, nas dependências da antiga Estação Experimental da Copagril, o treinamento em “Tecnologia de Aplicação de Defensivos em Baixa vazão”, com o instrutor e agrônomo da Copagril, Genésio Onório Seidel e foi dirigido aos associados da cooperativa, em específico, da Unidade Rondon. O treinamento foi desenvolvido em dois períodos: na parte da manhã, com apresentações teóricas e a tarde com a parte prática.

 

TREINAMENTO No treinamento, pela parte da manhã, a abordagem foi sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI´s); Tríplice lavagem e destino das embalagens; Manejo Integrado de Pragas; Programa de diminuição de derivas (Acerte o Alvo) e a Tecnologia de Baixo Volume Oleoso (Tecnologia BVO). Já no período da tarde, no campo, foram feitos testes práticos, com demonstração de diferentes tipos de bico de pulverizador e com o uso de papéis hidrossensíveis (papel especial para ver onde a gota se deposita sobre do alvo) para diagnosticar bicos que apresentam melhor eficiência técnica/agronômica na aplicação dos defensivos. Isso demonstra até onde um bico de pulverização inadequado pode ocasionar deriva ou mesmo não acertar o alvo desejado (pragas, doenças e plantas daninhas infestantes). Os associados relataram que esse fator já era bastante percebido durante as aplicações, mas agora com novas tecnologias sempre é possível estar se atualizando, com novos conhecimentos e equipamentos, com a possibilidade de aproveitar sempre a melhor forma e momento de aplicação conforme o clima e outros fatores.

 

COMPLEMENTO

 

Também foi destacado que, não se faz necessário trocar de pulverizador, mas sim, usar bicos adequados e regulados para cada tipo de aplicação, mantendo constante verificação de filtros e bicos sempre limpos, livre de resíduos. Também é importante nunca se esquecer de manusear e aplicar corretamente qualquer agrotóxico protegido por EPI’s, protegendo assim a saúde do aplicador, da família e de todos que convivem em regiões agrícolas. Os associados puderam conferir a importância do evento, onde aprenderam e relembraram aspectos importantes no que se refere à tecnologia de aplicação e sobre a atenção necessária no momento de realizar as aplicações de agrotóxicos, pois o manuseio inadequado e equipamentos desregulados podem ocasionar grandes perdas de produtos, dinheiro e contaminação do meio ambiente.

Texto: Comunicação Copagril Fotos: Daniel Meneghini

Galeria de imagens