Notícias

Iniciado programa de capacitação de professores que atuarão no Cooperjovem 2023

Compartilhar

Aconteceu nesta segunda-feira (12), no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon, a primeira etapa de capacitação do Programa Cooperjovem para os novos professores que irão atuar em 2023.

O Cooperjovem é um programa que visa promover a educação cooperativista e empreendedora aos estudantes de 4º ano de escolas municipais, e que é encabeçado pela Cooperativa Agroindustrial Copagril na região.

Estiveram presentes 22 professores de escolas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste e Quatro Pontes, Mercedes e Guaíra.

As atividades foram conduzidas pelas instrutoras Maria Inês Bento e Izabel Bento.

Foram oito horas de curso, compreendendo os módulos 1 e 2 que dizem respeito ao Programa Cooperjovem, cultura da cooperação e a proposta metodológica do Programa Cooperjovem, que é encabeçado pela Cooperativa Agroindustrial Copagril na região.

Durante o dia, foram realizadas reflexões sobre a cooperação e como ela acontece na escola, repasse de ferramentas e jogos cooperativos para a sensibilização dos alunos em sala de aula.

“Refletimos sobre toda a comunidade escolar, incluindo pais, professores, direção, coordenação, assim como a comunidade onde a escola está inserida, e a importância de todos na construção de uma escola ativa, participativa e cooperativa”, declarou Izabel.

Quanto ao Programa Cooperjovem foram apresentadas as características institucionais do programa, como ele se desenvolve, como foi criado e a participação da Copagril neste processo.

Próximas etapas

O programa prevê a realização de mais dois módulos de capacitação que serão focados na atuação do professor em sala de aula. Serão módulos práticos, com base na fundamentação do programa, pautados nos eixos e fases do Cooperjogo.

Neste novo formato do Programa Cooperjovem, o projeto se transforma num jogo de 5 fases, com diversos desafios, chamados de missões, em que o aluno vai vivenciando cada situação, de forma lúdica, reflexiva e propondo mudanças no ambiente escolar. Tudo de forma coletiva, levando em consideração os ideais da cooperação, princípios e valores do cooperativismo.